O Tribunal de Justiça do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão alinharam providências para instalação do Laboratório de Edificações e Eficiência Energética, que terá como uma de suas atividades a certificação das obras de reforma e construção do Judiciário maranhense. O encaminhamento da iniciativa ocorreu num encontro que reuniu o presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPL), Jorge Rachid, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Fernando Carvalho Silva.
Na prática, o TJMA evitará o custo com a contratação de terceiros para ter uma obra certificada como sustentável, a exemplo da reutilização de água, acessibilidade, energia fotovoltaica e eólica, entre outras iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
O Programa “Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho”, que já vem sendo realizado pelo TJMA em parceria com a UFMA, também foi pauta da reunião. O programa foi iniciado como um projeto, em 2016, pelo Núcleo Socioambiental e pela Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal.
A proposta é oferecer aos servidores do Judiciário maranhense atendimento nas áreas de fisioterapia, psicologia, educação física, nutrição e eletrocardiograma.
Em 2019 foram atendidas 26 comarcas e a sede da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ). O desembargador Joaquim Figueiredo ampliou o atendimento do programa para as comarcas do interior. “O programa é importante porque o TJMA trabalha em caráter de prevenção da saúde física e emocional dos servidores”, explicou o desembargador Joaquim Figueiredo.
O presidente do TJMA também demonstrou entusiasmo com a nova iniciativa em parceria com a UFMA. “Hoje tenho a felicidade de manter essa parceria com a Universidade Federal do Maranhão no sentido de dar maior ênfase, inclusive com a criação do laboratório, que já está em estudo”, acrescentou.
Já o reitor da UFMA destacou a importância de novos laços entre as duas instituições. “A Universidade e o Tribunal são duas instituições que estão a serviço da sociedade, da comunidade e cada uma colaborando com a outra. Viemos estreitar essa parceria em prol da sociedade”, comentou Natalino Salgado.
O presidente da CGPL, desembargador Jorge Rachid, demonstrou satisfação com a visita do reitor Natalino Salgado e do pró-reitor Fernando Carvalho Silva, o que definiu como a coroação do programa de qualidade de vida e o início de um novo projeto com ideias e inovações na questão tecnológica do meio ambiente.
“É importantíssima a parceria com a Universidade. O reitor Natalino Salgado já deu sinal verde e sentimos que vai dar certo”, concluiu Jorge Rachid.
Participaram da reunião, Mário Lobão (diretor Geral do TJMA), Joelma Nascimento do Núcleo de Gestão Socioambiental e Patryckson Santos, da diretoria de Engenharia do Tribunal de Justiça do Maranhão.
PJMA