Trinta estudantes da UFMA Campus de Codó receberam grau em cerimônia virtual nesta sexta, 28

A noite da última sexta-feira de agosto de 2020 foi especial para 30 estudantes do Câmpus de Codó que colaram grau em cerimônia virtual. Receberam o grau do reitor natalino Salgado dez estudantes do curso de Ciências Humanas – História, 18 do curso de Ciências Naturais – Biologia e dois do curso de Pedagogia Licenciatura. A cerimônia, relativa ao período 2019.2, contou com a presença on-line também do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; da pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; do superintendente de Tecnologia da Informação, Anílton Maia; dos coordenadores dos cursos, de alunos, professores, amigos e familiares.

O paraninfo que representou o professor na cerimônia, o professor de Ciências Naturais – Biologia Dilmar Kistemacher fez referências sobre a trajetória acadêmica dos alunos e realçou a construção do conhecimento na Universidade. “Lembrem-se, foi uma escolha investir na formação. Surgiram desafios, mas é hora de findar essa etapa, em que aprenderam que o conhecimento são construções humanas que são oriundas de teorias e experimentos científicos, e que todos estes conhecimentos também precisam ser pedagogizados. E lembrem-se também de sempre terem compromisso profissional, ético e político com este país”, declarou.

 O estudante do curso de Ciências Naturais – Biologia, Fernando de Cássio de Jesus, que foi o orador oficial representando os formandos do segundo semestre de 2019, agradeceu aos professores e familiares que os acompanharam na trajetória. “Eu quero que reflitamos sobre nossas mudanças como pessoas durante a graduação. Nossa estadia foi prazerosa e sofrida ao mesmo tempo e cada professor foi inspiração para nós, tivemos uma forte base científica para nos tornamos educadores. Espero que sejamos os melhores professores e peço que tenhamos uma cautela quando estivermos na sala de aula, pois seremos responsáveis por cada vitória que nossos alunos terão, e também por se tornarem o que serão”, completou o discente.

O reitor Natalino Salgado fez um agradecimento a todos os professores, técnicos, familiares e amigos que estiveram apoiando os estudantes durante todo o período de graduação e ressaltou a evolução que o Câmpus de Codó conquistou ao longo dos anos. “A emoção que estamos vivendo agora nos diz que, mesmo neste momento de pandemia, estamos mais perto do que imaginam, pois cada momento desse é uma celebração da nossa Universidade. Agora vocês também estão comprometidos a continuar o progresso, embora muito tenha sido feito, há muito o que fazer. A Universidade se renova com a esperança abrigada no coração de vocês. E nos visitem, voltem como mestrandos, doutorandos, docentes”, celebrou.

Em seguida os discentes Thalyta Salazar, Everaldo Coelho e Augusto Braga dos cursos de Ciências Humanas – História, Ciências Naturais – Biologia e Pedagogia Licenciatura, respectivamente, receberam o grau do reitor, que encerrou a cerimônia e deixou iniciar os parabéns de amigos e familiares aos graduados.

Ascom UFMA