UFMA consegue recursos para a participação de alunos na etapa nacional dos JUBs 2018

SÃO LUÍS – Mesmo em tempos de contingência financeira, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Coordenação de Esportes da UFMA, obteve resposta positiva da Fundação Josué Montelo para ajuda de custo em alimentação e inscrição dos atletas que participarão da etapa nacional de esportes de quadra dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrerá de 6 a 12 de agosto, em Brasília, Distrito Federal.

A Universidade também confirmou recursos próprios para o fretamento de um ônibus que levará à competição uma delegação de 55 pessoas, entre estudantes, professores e coordenadores. A ajuda de custo auxiliará os discentes das equipes de basquete feminino, handebol masculino, vôlei masculino e vôlei feminino.

Segundo a coordenadora de Esportes da UFMA, Elizabeth Santana, o principal desafio superado foi o tempo para obtenção dos recursos, uma vez que a Confederação Brasileira do Desporto Universitário fez mudanças no calendário, gerando inviabilização de atletas de várias instituições de ensino superior.

“Foi um milagre termos conseguido tudo no pouco tempo que a CBDU nos deu. Eu fico feliz por ver garantida a participação dos alunos, pois, quando eu fui estudante, não tive tanta oportunidade. Tenho certeza de que a UFMA será representada por bons atletas no JUBs”, frisou.

Recentemente, entre os dias 5 e 10 de junho, discentes das equipes de xadrez, badminton e tênis de mesa retornaram da etapa nacional, ocorrida em Vitória, no Espírito Santo, cuja ajuda de custo parte da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), por meio de bolsa auxílio para eventos, a cada aluno.

Elizabeth Santana também destaca que, mesmo diante de boatos em redes sociais difundirem erroneamente a impossibilidade da participação de alunos nas competições por falta de recursos, a Coordenação de Esportes não desanimou e garantiu os recursos junto com a Reitoria, Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (PROGF) e Proaes, além da Fundação Josué Montelo.

“Chamou atenção da delegação da UFMA que foi à Vitória o número pequeno de instituições públicas e privadas participantes na etapa nacional. Muitas não conseguiram custear nem obter patrocínio aos estudantes, dadas as dificuldades financeiras por que passam as universidades, mas a UFMA trabalha para garantir a participação de nossos atletas”, reafirmou.

 

UEMA