Blog do Leonardo Alves - Compromisso com o Leitor

UFMA dialoga com a FAMEM para desenvolver parcerias

SÃO LUÍS – Com o objetivo de viabilizar parcerias e possíveis convênios, ocorreu na tarde da segunda-feira, 2,uma reunião entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Federação Maranhense de Municípios do Estado do Maranhão (Famem). O reitor Natalino Salgado recebeu dirigentes e assessores da instituição em reunião que contou também com a participação de pro – reitores e superintendentes.   

A intenção do encontro foi levantar dados, identificar demandas e apoiar às prefeituras nas mais diversas áreas e expertises que a UFMA possa oferecer. “Nesse primeiro momento, estamos pensando em atuar diretamente na área de geoprocessamento, tributos, área de planos de manejo, além das áreas de Direito e Economia. A proposta é produzir um brainstorming [chuva de ideias] para viabilizar planos efetivos de ação”, afirmou o assessor especial de representação institucional da UFMA, Arkley Bandeira.

A partir do estreitamento entre as duas instituições, UFMA e municípios, podem ser consolidadas estratégias mais concretas: “Estamos trabalhando com a máxima da nova gestão, que diz que a Universidade tem que estar mais próxima da sociedade, resolvendo problemas reais e criando projetos que beneficiarão a todos”, completou o assessor.

O prefeito de São Bernardo, João Igor Vieira Carvalho, que também é diretor de saúde da FAMEM, aproveitou o encontro para tratar de questões relacionadas ao câmpus da UFMA no município, como a ampliação de cursos e o aumento na oferta de vagas. Atualmente, o câmpus de São Bernardo possui os cursos de Ciências Humanas – Sociologia, Ciências Naturais – Química, Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, Linguagens e Códigos – Música, e Turismo.

“Quando a Universidade Federal do Maranhão se instalou em nosso município acabou desenvolvendo não somente São Bernardo, mas toda a região do Baixo Parnaíba, que se beneficiou com isso”, declarou o prefeito. Para o gestor municipal, a intenção agora é estabelecer novas parcerias por meio de convênio com a UFMA, no intuito de sanar a deficiência que boa parte dos municípios maranhenses possuem, que é a busca por uma saúde fiscal favorável.

“Sabemos que a atual crise financeira do país é muito grande e firmando essa união com a Universidade nós seremos capazes de fazer um plano estratégico de forma eficaz, segura e com valor mais acessível para os municípios. Buscamos, com essa ajuda, uma assessoria fiscal para que todas as unidades possam arrecadar de forma mais efetiva e juntos desenvolvermos os municípios e todo o estado de forma justa, disponibilizando o uso dos recursos para quem mais precisa, que é o cidadão”, salientou Carvalho.

O reitor Natalino Salgado ressaltou a parceria com a FAMEM como benéfica tanto para a universidade quanto para os municípios. “A UFMA vive um novo momento, de integração com a comunidade, os projetos que forem desenvolvidos a partir da celebração desses convênios vão resultar em benefícios para todos, indistintamente”.  

Estiveram presentes à reunião o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho; o chefe do Departamento de Economia da UFMA, Heric Santos Hossoe; a assessora jurídica da Famem, Renata Coqueiro, dentre outros representantes da Universidade e dos municípios.

Outras ações

Esta não é a primeira vez que a Universidade atua em parceria com a Federação Maranhense de Municípios. Como um dos exemplos tem-se o projeto “UFMA na estrada” desenvolvido pelo Curso de Comunicação Social do Câmpus Imperatriz, onde são ofertados cursos de alfabetização midiática em vários municípios do sul do estado. Os acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão já coordenaram oficinas de redação, mídias sociais, libras, fotografia e fanzine (revista geralmente especializada em ficção científica, música e cinema), beneficiando centenas de alunos da rede fundamental de ensino da região.

Para o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, iniciativas como essa além de louváveis são necessárias: “Isso é muito importante, pois o que os olhos veem o coração sente. A Universidade é aliada das mudanças, do desenvolvimento, e a administração municipal é parceira ao fomentar o sentimento de união e consciência social que todos devemos ter”.

 

UFMA

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

error: Content is protected !!