UFMA renova convênio para continuar o projeto de extensão da UNITI

Nesta terça-feira, 14, o reitor Natalino Salgado assinou convênio junto ao Estado do Maranhão, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV), e do Serviço Social do Comércio (SESC), objetivando dar continuidade ao projeto de extensão Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI).

O convênio possibilita uma cooperação em conjunto, oferecendo à população idosa a prática de atividades que possibilitem fortalecer a participação social e política, para assumirem, conscientemente, o seu processo de envelhecimento e usufruírem o pleno exercício da cidadania.

Para a pró-reitora de extensão e cultura, Zefinha Bentivi, esse convênio é resultado de um grande investimento da reitoria nesse projeto que hoje nem é mais somente um projeto, e, sim, uma divisão. “O reitor tem dado uma forte valorização à UNITI. Reassinar um convênio como esse significa que as nossas instituições parceiras reconhecem o resultado do nosso trabalho e apostam nesse projeto. Nós ficamos muito felizes e agradecemos a toda a equipe da UNITI, que é muito prestigiosa e competente. Agradecemos, também, ao reitor, porque é ele quem nos dá essa inspiração para seguir em frente, e, agora, com a renovação desse convênio”, afirmou.

A diretora regional do SESC, Rutineia Amaral, representando o presidente José Arteiro da Silva, destacou que a parceria com a UFMA, para a viabilização da UNITI, fortalece o trabalho que é desenvolvido na área do envelhecimento do estado e do Brasil. “Para o SESC, é importante permanecer nessa parceria, visto que a UFMA é uma academia de pesquisa, de ciência, de ensino e de extensão. A Universidade vem mostrando sua responsabilidade social com a UNITI, e esse é um momento importante, porque torna ainda mais forte o trabalho que é feito com o idoso no país”.

Já o presidente do IPREV, Mayco Murilo Pinheiro, enfatizou que essa parceria é de fundamental importância para o Instituto, tendo em vista que o público-alvo, efetivamente, são os idosos. “Temos uma atenção especial para com eles, por ser um público que, neste momento de pandemia, tem passado por grandes vulnerabilidades, e a UNITI se mostrou um programa altamente revolucionário na adaptação a essas tecnologias e na inclusão digital deles. Essa parceria mostra a importância em dar vivacidade e vitalidade aos idosos, por meio desse acolhimento e desse sentimento de pertencimento que passam a ter. O Governo do Maranhão, por meio do IPREV, está sempre à disposição nessa parceria”, frisou.

Por: Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante