SÃO LUÍS – “A importância deste evento está no fato de congregar diversas áreas e incentivar a pesquisa científica”, afirmou a aluna de Matemática Daniela Guimarães, do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, ao falar sobre o I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão (I EEPCMMA), que teve início nesta terça-feira, 10, no Auditório Central.
Para ela, a participação dos estudantes de vários níveis de ensino da educação básica, do ensino superior e da pós-graduação, ao terem contato com o universo científico, agrega muito valor à área de atuação.
O evento é a continuação de um projeto que teve início no mês de novembro com o curso de Licenciatura em Biologia, e que agora congrega alunos das Licenciaturas em Ciências, Matemática, Física e Química, além de ter como premissa atender, prioritariamente, a alunos da licenciatura e professores da educação básica. “Precisamos tratar de temas relevantes para o processo formativo, como, por exemplo, análise do livro didático, seu impacto no processo de escolha e uso no fenômeno da escolarização. Esses são temas que serão debatidos tanto em trabalhos de pesquisa apresentados durante o evento, como nas mesas e palestras que serão oferecidas aos alunos”, explicou a professora do Departamento de Física Maria Consuelo Alves Lima, coordenadora do evento.
Ela lembrou ainda a importância do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), criado para a melhoria na produção científica e o intercâmbio entre profissionais de diferentes instituições e áreas de atuação. Segundo Consuelo, o PROCAD se soma às iniciativas de melhoria do Programa de Pós-Graduação da UFMA e serve de alicerce para a conclusão de pesquisas já iniciadas e o desenvolvimento de novas, fortalecendo ainda a colaboração entre todos os programas envolvidos.
Já o professor Antônio Silva, do Departamento de Matemática, destacou a importância de enaltecer a área de pesquisa no ensino. “Somos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, que abriga diversos cursos de bacharelado e três de licenciatura. É preciso valorizar os alunos que estão se formando e possibilitar que eles se reconheçam como pesquisadores e enaltecer a importância dessa área de ensino. Temos, no processo formativo, os professores como base da nossa construção social. O que queremos apresentar para nossos alunos de graduação e para os professores da educação básica é que há uma linha de pesquisa muito rica na matemática”, destacou.
A abertura do I EEPCMMA contou ainda com a presença de David Antônio da Costa, professor convidado da Universidade Federal de Santa Catarina, que disse estar bastante honrado com o convite da professora Maria Consuelo Lima. Na ocasião, ele ministrou a palestra “Uma história do livro didático e seu papel na atual sociedade do conhecimento”.
“A palestra nos ajuda a problematizar a história do livro didático na sua concepção de objeto cultural e na sua dupla função: como produto mercadológico e também como fruto de ideias e fonte de saber. Colocando de uma forma sintetizada, o papel do livro didático vai além de ser um roteiro à disposição do professor. Ele se desdobra em vários elementos, incorporando muitas tensões, desde sua elaboração, produção, questões de cerceamento, políticas públicas que o indicam… É a compreensão desses elementos que nos dá a condição de utilizá-lo melhor em sala de aula”.
Os estudantes dos cursos envolvidos se mostraram felizes com a iniciativa da Universidade Federal do Maranhão, que, segundo eles, precisa de mais eventos nessa área. “A principal importância desse encontro para o nosso programa é o enfoque na área do ensino. Perceber a valorização da nossa área, dos autores e dos trabalhos é também uma forma de compartilhar as pesquisas realizadas, possibilitando a divulgação dos trabalhos para outros públicos, visto que a nossa é uma área relativamente pequena, que não tem tanta expansão aqui no estado. Isso vai permitir uma maior visibilidade desse campo de saber”, afirmou a estudante de Química Dandara Gomes, do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFMA.