VERGONHA: Município de Codó está entre os três menos transparente desde a gestão de Francisco Nagib

O Blog do Jorge Aragão destacou que o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, teve a transparência de sua gestão reconhecida pela Controladoria Geral da União (CGU),de acordo com dados da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° (reveja), infelizmente, na contramão, o Maranhão possui três municípios entre os menos transparentes.

Baseado no levantamento que aponta o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência pública, realizado entre o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020, Codó, Santa Inês e Caxias foram as cidades do Maranhão que apresentaram as menores notas no ranking. Vale destacar que o levantamento somente é feito pela CGU nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

A cidade de Caxias foi a com pior desempenho em todo o Maranhão, com uma nota de apenas 2,96. Além de ser a pior do estado, foi a sexta pior no ranking nacional, ocupando somente a posição 660.

Na sequencia aparecem as cidades de Santa Inês, na posição 647 e com nota 3,45 e Codó, na posição 642, e com nota baixa de 3,68.

Na parte de cima do levantamento, ou seja, com notas altas na transparência, além de São Luís, que aparece entre as capitais com nota acima de 9,0, aparecem outras três cidades do Maranhão com bons desempenhos – Imperatriz, Açailândia e Buriticupu.

 Jorge Aragão