Vice-governador Carlos Brandão participa de evento com 50 contratados por meio do Programa Trabalho Jovem

A falta de experiência costuma ser um empecilho para o jovem que busca entrar no mercado de trabalho. E é essa oportunidade que o Governo do Estado do Maranhão tem promovido em parceria com a iniciativa privada.

Na manhã deste sábado (19), o vice-governador Carlos Brandão, juntamente com o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves, participou de um evento, em Paço do Lumiar, com a presença de 50 jovens contratados, por meio do Programa Trabalho Jovem, pela empresa Mercadão Meneses, localizada no Maiobão.

É consenso de que a pandemia deixou várias lacunas em todos os setores da sociedade, e um dos mais atingidos foi justamente o mercado de trabalho. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apenas no primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego no país atingiu recorde de 14,7%. Em virtude desse cenário, Carlos Brandão considera ainda mais importante o programa do Governo Flávio Dino.

“É uma oportunidade ímpar. Nós estamos vivendo um tempo de pandemia, em que várias pessoas perderam o seu emprego. Muitas empresas faliram e tiveram que dispensar os seus funcionários. Diante dessa crise financeira e sanitária que a gente está vivendo, o governo não poderia ficar parado, tinha que criar alternativas, e criou”, disse o vice-governador, que mencionou a criação de outras iniciativas de combate à pandemia, como construção de hospitais e mais de mil leitos de UTI somente em 2021.

O secretário Jowberth Alves destacou a contrapartida concedida às empresas, que recebem o valor de mil reais para cada jovem contratado.

“Naquele momento em que todo mundo procura emprego e principalmente para aqueles que não têm experiência, se torna mais difícil. E o Programa Trabalho Jovem vem pra dar essa qualificação e essa primeira oportunidade, e o Governo do Estado dando esse benefício aos empresários, de mil reais, para cada novo empregado.”

Reconhecimento

O empresário Meneses deu boas-vindas aos jovens e agradeceu a parceria e a presença do vice-governador Carlos Brandão.

“Essa parceria entre Governo do Estado e iniciativa privada, com total e absoluta certeza, melhora muito a inclusão e a oportunidade do jovem no mercado de trabalho. É como costumo dizer: sorte é a oportunidade e preparo.”

Depois de três meses desempregado, Lucas Bruno Silva, de 22 anos, que contribui com o sustento da família, reconheceu a iniciativa do governo em parceria com a iniciativa privada e agora comemora com gratidão diante das dificuldades que o cenário da pandemia impõe.

“Agradeço a oportunidade, primeiramente a Deus; em segundo, ao Governo do Maranhão, que, junto com o Mercadão Meneses, deu essa oportunidade não apenas para mim, mas para muitos outros jovens. Essa oportunidade veio na hora certa. É pra levantar as mãos pro céu e agradecer, agradecer muito mesmo.”

Stefanny Lopes Cutrim, de 20 anos, também ressaltou a importância do programa e as novas perspectivas que ele traz para milhares de pessoas de sua faixa etária.

“É muito gratificante participar do Programa Trabalho Jovem, criado pelo Governo do Estado do Maranhão, que vem beneficiando vários jovens, principalmente nesse período de pandemia, que existe muitas pessoas desempregadas, e é a oportunidade de eu conseguir o meu primeiro emprego”, avaliou.

Programa Trabalho Jovem

O Programa Trabalho Jovem é uma iniciativa do Governo do Maranhão para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses, entre 17 e 25 anos de idade, a partir da oferta de emprego, renda, estágios, cursos, residências profissionais em Ciências Agrárias e apoio financeiro a atividades comunitárias de proteção ao meio ambiente e indireta, por meio de assessorias gratuitas. Até o momento, mil jovens já tiveram a carteira de trabalho assinada.