Presidente da Assembleia Legislativa parabeniza municípios maranhenses contemplados com Selo UNICEF

Na sessão plenária desta quinta-feira (7), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), parabenizou os municípios maranhenses reconhecidos com o Selo Unicef, destacando a importância da premiação das Nações Unidas, que valoriza as gestões municipais que promovem avanços nos indicadores de políticas públicas para crianças e adolescentes.

“Fico muito feliz com o resultado, pois todas as instituições premiam os bons gestores que cuidam do futuro. No entanto, é preciso um esforço significativo para aprimorar esses indicadores, e nem todos se propõem a enfrentar esse desafio. O Maranhão, todavia, abraçou essa missão e conseguiu que mais de 100 municípios fossem contemplados”, declarou.

A chefe do Legislativo maranhense também destacou conquistas especiais de municípios de sua região, como Nina Rodrigues e São Benedito do Rio Preto, com atenção particular para Belágua, que recebeu o Selo Unicef pela segunda vez em oito anos.

“É uma premiação que Belágua recebe pela segunda vez, o que demonstra a continuidade do trabalho e o comprometimento com as crianças e adolescentes do município”, afirmou.

Reconhecimento

A parlamentar enfatizou, ainda, o reconhecimento ao município de Urbano Santos, que conquistou a premiação pela terceira vez, sendo duas dessas certificações durante a sua gestão como prefeita.

“É uma marca registrada do trabalho que vem sendo feito em Urbano Santos e uma validação das Nações Unidas de que, em quatro anos, a gestão conseguiu melhorar seus indicadores”, frisou.

Com mais de 100 municípios contemplados, o Maranhão avança significativamente em políticas públicas voltadas para o bem-estar de crianças e adolescentes, consolidando-se como referência na promoção desses indicadores e reafirmando o compromisso dos gestores com o desenvolvimento social do estado.

“O Maranhão consolida-se como referência na melhoria desses indicadores e reafirma o compromisso dos gestores com o desenvolvimento social do estado”, assinalou Iracema Vale.

Codó conquista certificação internacional do Fundo das Nações Unidas para Infância por avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

O município de Codó conquistou o Selo UNICEF por seus avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Codó conseguiu cumprir todas as metas e alcançar todos os resultados propostos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, colocando o direito de crianças e adolescentes como prioridade na gestão pública municipal.

Codó está entre os 129 municípios maranhenses que conquistaram o Selo e volta a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente por uma das instituições mais respeitadas do mundo. Foram 04 anos de muito trabalho que resultou na certificação do Selo UNICEF – Edição 2021/2024.

O Selo UNICEF foi perdido na gestão do ex-prefeito Francisco Nagib e reconquistado na gestão do prefeito Zé Francisco.

É um momento de grande alegria para nós. Essa vitória é de todos nós. Agradecemos todos os esforços das equipes das secretarias, das instituições e do prefeito Zé Francisco por nos dar as condições necessárias para o desenvolvimento dos nossos trabalhos. Estamos encerrando nosso mandato com essa grande conquista. Agradeço a confiança depositada na minha pessoa para exercer a articulação do Selo no nosso município”, ressaltou o articulador municipal do Selo UNICEF, Leonardo Alves, que tem uma longa trajetória de atuação na defesa dos direitos da criança, do adolescente e da juventude.

Para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência,  melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho, investir na saúde física e metal de meninas e meninos, promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes das violências e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

O anúncio dos municípios certificados na edição 2021-2024 foi feito na manhã desta quarta-feira (06), nos canais das redes sociais do UNICEF. Os municípios recebem o selo no dia 14 de novembro em São Luís.

O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) a cada quatro anos aos municípios pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Vereador Dr. José Mendes solicita obras de infraestrutura e reforma total do Mercado da Praça Almirante Tamandaré

Durante a 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, o vereador Dr. José Mendes apresentou e teve aprovadas mais três importantes Indicações, que solicitam ao Executivo obras para recuperação da infraestrutura e de espaços públicos no município.

Com as Indicações Nº 215/2024 e 217/2024 o edil solicitou ao Prefeito a inclusão das ruas Fausto de Sousa, no bairro São Sebastião e da Travessa da Amizade, no bairro Codó Novo, no Programa de Pavimentação em Bloquetes do Município de Codó, respectivamente.

Já com a Indicação Nº 216/2024, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal pela reforma total das estruturas do Mercado das Merendeiras, na Praça Almirante Tamandaré (Pé da Ponte), e a adequação da prestação de serviços do vigilante e do zelador ao horário de funcionamento do local.

“Hoje trouxemos mais três indicações em benefício da nossa população, com as melhorias para pavimentação e melhorias para espaços públicos, algumas já foram realizadas, mas solicitamos pela continuidade do trabalho e a inclusão de ruas no programa de pavimentação em nossa cidade”, justificou o parlamentar.

“Deus coloca tudo na minha mente”, afirma idosa que há 14 anos faz o ENEM em busca do sonho universitário

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Aos 74 anos, a idosa Maria Helena saiu de casa na manhã deste domingo (3) para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sonho da idosa é cursar Biblioteconomia e desde 2010 ela realiza vestibulares com a expectativa de ser aprovada.

“Eu tenho o sonho de entrar, pegar a vaga do curso que eu quero fazer de Biblioteconomia. Eu tenho aquele sonho de fazer, só que eu nunca consegui uma vaga, mas eu tenho certeza que antes de Deus me levar, eu vou conseguir”, conta.

É por meio da fé que Dona Maria Helena se prepara todos os anos. Ela conta não ter ajuda para estudar e que apenas aguarda no momento da realização do Enem para fazer a prova.

“As expectativas são muitas, eu tenho muito o sonho. Eu não estudo nada, mas na hora da prova Deus coloca tudo na minha mente. A única coisa que eu fiz foi confiar naquele pai do céu, que ele é quem me ajuda e coloca tudo na minha mente”, explica a idosa.

Maria Helena reside no bairro Aeroporto e foi realizar o Enem na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus do Pirajá, na zona Norte de Teresina.

Cidade Verde

Ministro da Educação divulga tema da redação do ENEM 2024; veja

O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou na tarde deste domingo, 3, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado para mais de 4,3 milhões de estudantes de todo país. A divulgação foi feita 30 minutos após o início do primeiro dia de provas.

“Na redação do Enem 2024, milhões de estudantes vão escrever sobre o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, escreveu ele.

“Trata-se de um tema absolutamente relevante para ser discutido pelos jovens brasileiros em 2024. A herança africana no Brasil é extremamente importante para a formação do que nós chamamos de cultura brasileira, em diversos aspectos, o aspecto linguístico, o aspecto religioso e o aspecto cultural de maneira geral”, explica Thiago Braga, autor e professor do Colégio e Sistema pH.

Fonte: Redação Terra