Confira o resultado de sorteio de duas Comissões para apurar denúncias assinadas por Chicó do Codó Novo e Tetê Delgado com pedido de afastamento de Zé Francisco

A Câmara Municipal de Vereadores realizou durante sessão nesta terça-feira (29), um segundo sorteio para a escolha de membros de Comissões Processantes para apurar denúncias assinadas pelos ex-candidatos a vereadores Chicó do Codó Novo e Tetê Delgado com pedido de afastamento do prefeito Zé Francisco do comando do Poder Executivo de Codó.

Segundo os vereadores que votaram contra o recebimento da denúncia, os dois ex-candidatos a vereadores assinantes das denúncias são ligados ao ex-prefeito Biné Figueiredo.

O sorteio da primeira formação de Comissão foi da denúncia da dona de casa, Francisca Ribeiro Mota (Chicó do Codó Novo).

Veja os vereadores sorteados para a primeira Comissão:

  1. Leonel Filho (Presidente)
  2. Rodrigo Figueiredo (Membro)
  3. Valdeci Calixto (Relator)

Sorteio da segunda denúncia assinada por José Francisco Pereira Delgado (Tetê Delgado):

  1. Araújo Neto (Presidente)
  2. Itamar Muniz (Relator)
  3. Valdeci Calixto (Membro)

Ex-primeira dama Agnes Oliveira é cotada para assumir Secretaria Municipal de Comunicação no governo de Chiquinho FC

Chiquinho FC e Agnes Oliveira

Agnes Oliveira, ex-primeira dama e ex-secretária de Assistência Social, esposa do ex-prefeito e atual deputado estadual Francisco Nagib, é cotada para assumir a Secretaria Municipal de Comunicação no governo de Chiquinho FC.

Atualmente o município não conta com Secretaria Municipal de Comunicação. O prefeito eleito deve fazer reforma administrativa e anunciar novas secretarias com inclusão da área da comunicação.

O papel da Secretaria de Comunicação é divulgar informações de interesse público, como ações do governo, direitos dos cidadãos, serviços e projetos. Além disso, a Secretaria de Comunicação tem como objetivo estimular a sociedade a participar do debate e do aprimoramento das políticas públicas.

Eleitores de Zé Francisco e Chiquinho FC podem lotar galeria da Câmara nesta terça-feira (29)

Eleitores defensores do prefeito Zé Francisco e do prefeito eleito Chiquinho FC podem comparecer em massa na sessão ordinária da Câmara nesta terça-feira (29), para acompanhar a realização dos trabalhos dos vereadores.

O interesse dos apoiadores de Zé e de Chiquinho em acompanhar a sessão se dá após uma especulação nas redes sociais sobre possibilidade de apresentação de uma nova denúncia com fundamentos diferentes para afastar o chefe do Poder Executivo do comando da Prefeitura de Codó.

A sessão começa às 18h30min e quem quiser garantir seu assento na galeria do Poder Legislativo deve chegar cedo e aguardar o desenrolar da sessão. O espaço tem capacidade para 80 pessoas.

Ex-secretário no governo Zito Rolim é cotado para Secretaria Municipal de Infraestrutura no governo de Chiquinho FC

Márcio Esmero Vieira, ex-secretário de Infraestrutura no governo Zito Rolim, está sendo cotado para comandar a Secretaria Municipal de Infraestrutura no governo de Chiquinho FC a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

Márcio Esmero é engenheiro, arquiteto e urbanista.

O nome do vereador eleito Roberto Cobel estava sendo cotado para a infraestrutura e segundo especulações, Chiquinho FC prefere Cobel na presidência da Câmara. Ele foi secretário de Infraestrutura no governo Nagib.

Ministras Margareth Menezes e Anielle Franco se reúnem para discutir ações de promoção da igualdade racial

Com o intuito de promover mais conscientização e visibilidade à cultura negra, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu com a titular da Igualdade Racial, Anielle Franco, na tarde desta quarta-feira (23).

“É um prazer enorme receber a ministra Anielle Franco para falar sobre o Novembro Negro. É muito importante essa pauta para todos nós. Estamos juntas aqui já elaborando ações importantes para esse mês”, afirmou Margareth Menezes. A partir da Lei 14.759/23, o Dia da Consciência Negra passa a ser reconhecido feriado nacional e será marcado por uma ampla agenda em todo o território nacional. “Esse ano, pela primeira vez, o dia da Consciência Negra será feriado nacional, o que marca um avanço significativo na nossa luta”, completou a ministra.

Anielle Franco enfatizou que a luta antirracista não se limita ao mês de novembro. “A nossa luta é diária, todo mês, todo ano, mas o Novembro Negro é o momento de reconhecer, de nos fortalecermos e avançarmos ainda mais. Queremos deixar um projeto político de país, um legado de paz, de reconhecimento da nossa diversidade e da ressignificação, dessa luta histórica”, pontuou.

Durante o encontro foram debatidas a implementação de políticas públicas conduzidas pelas pastas e que vão integrar a programação do Governo Federal. No recorte da Cultura, a programação conta ainda com uma intensa agenda mobilizada pela Fundação Cultural Palmares (FCP), entidade vinculada ao MinC.

Participaram também da reunião, o secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa; o chefe de gabinete da ministra, Francisco Guerreiro; a assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Cultura (MinC), Mariana Braga; e a secretária-Executiva do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Roberta Eugênio.

Assessoria de Comunicação – Ministério da Cultura