Iracema Vale prestigia lançamento do Plano Maranhão 2050 com foco no desenvolvimento a longo prazo

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta sexta-feira (14), do lançamento do Plano Maranhão 2050, o primeiro planejamento estratégico de desenvolvimento a longo prazo do estado. O evento ocorreu no Auditório do Hotel Luzeiros, reunindo autoridades, especialistas e a população para discutir as metas e diretrizes da ação.

“O Plano Maranhão 2050 é uma iniciativa inovadora que vai transformar a nossa realidade. Estamos falando de um projeto que pensa no futuro, que busca reduzir a pobreza, promover a inclusão social e gerar oportunidades para todos os maranhenses. É uma honra participar deste momento histórico e reafirmar o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, destacou Iracema Vale.

Lançado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Plano Maranhão 2050 foi elaborado ao longo de dois anos, mobilizando diversos setores da sociedade para construir uma visão coletiva do futuro. A cerimônia de lançamento incluiu a apresentação do plano, a premiação da campanha ‘O Maranhão que Queremos’, e painéis com especialistas em planejamento e investimento.

O ato marcou um momento significativo para o Maranhão que, pela primeira vez, adota um planejamento com metas a longo prazo, visando o desenvolvimento econômico e social, atração de investimentos e a construção de políticas públicas estruturantes.

De acordo com o governador Carlos Brandão (PSB), a ação é respaldada pela Comissão Maranhão 2050. Na ocasião, ele também assinou o Projeto de Lei de institucionalização do Plano, entregando-o nas mãos da presidente Iracema Vale para apreciação legislativa.

“Este é um marco histórico para o nosso estado. Com o Plano Maranhão 2050, estamos traçando um caminho claro e sustentável para o futuro, focado na inclusão social, na redução da pobreza e na geração de oportunidades para todos. Este plano é fruto de um trabalho coletivo e reflete os anseios e necessidades da nossa população”, afirmou Brandão.

Vinícius Ferro Castro, secretário de Estado do Planejamento e Orçamento e presidente da Comissão Maranhão 2050, também ressaltou a importância do plano para o futuro do estado.

“Foram dois anos de trabalho para concluirmos essa primeira versão do Plano Maranhão 2050. Mobilizamos todos os setores da sociedade para garantir que o plano refletisse os desejos da população maranhense. O Maranhão precisa de uma estratégia sólida para alcançar um desenvolvimento sustentável”, explicou.

O financiamento do Plano Maranhão 2050 é provido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através da linha de crédito do Profisco II, facilitada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Campanha Maranhão que Queremos

Durante a solenidade, também ocorreu a premiação da campanha ‘O Maranhão que Queremos’, que promoveu um concurso de redação nas escolas públicas estaduais.

Os alunos vencedores foram premiados com notebooks e uma programação especial promovida pelo Governo do Estado. As produções vencedoras foram anexadas à Cápsula do Tempo, a ser aberta em 2050.

A campanha contou com a parceria da Seplan, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

ENERGIA JUNINA: Equatorial Maranhão agitou público do Arraiá da Mira com um espaço imersivo em celebração aos 20 anos do grupo

A Distribuidora foi patrocinadora oficial do festival de quadrilhas que ocorreu na última semana em Imperatriz

Na última semana, a Equatorial Maranhão marcou presença no Arraiá da Mira, festival de quadrilhas do estado que aconteceu de 05 a 09 de junho, em Imperatriz. O evento, promovido pelo Grupo Mirante, celebra uma das festas mais populares da cultura nordestina e em sua 16ª edição, trouxe a literatura nordestina como tema principal.A programação incluiu cinco noites repletas de diversão, cultura e espetáculos quadrilheiros proporcionando entretenimento, enriquecimento cultural e fortalecimento da identidade local, pilares diretamente alinhados com os valores da Equatorial Maranhão, que é patrocinadora oficial do evento há mais de 10 anos.

Para esta edição, a empresa, que está completando 20 anos de atuação no mercado de energia elétrica, contou com um espaço dedicado exclusivamente para celebrar duas décadas de compromisso e crescimento na região Sul do estado. No Arraiá da Mira, a Equatorial Maranhão apresentou o estande imersivo Energia Junina: “Pelo Futuro de Imperatriz Todo Dia”, que destacou o desenvolvimento de projetos sociais e culturais realizados ao longo desses 20 anos pela Distribuidora na região sul do estado. Na oportunidade, o estande contemplou os projetos E+ Educação, com destaque para a Casinha Eficiente, além de atividades como jogos de karaokê e um túnel de fotos para aproximar ainda mais a empresa da comunidade.

O Superintendente da Equatorial Maranhão na Regional Sul, Filipe Leal, ressaltou a participação da Distribuidora em eventos que incentivam a cultura local, reforçando o apoio ao evento. Leal também destacou a continuidade de incentivos da concessionária a projetos que vão além da cultura, como o projeto social Alvorada, que recentemente recebeu o patrocínio da Equatorial Maranhão via Lei de Incentivo.

“A Equatorial compreende que apoiar a cultura é apoiar a identidade de um povo. Por isso, patrocinamos o Arraiá da Mira, e também apoiamos projetos contínuos, como o Projeto Alvorada, que atende crianças em situação de vulnerabilidade com carinho e amor, oferecendo educação e esporte. A Equatorial tem um forte compromisso social e busca fortalecer esse patrocínio em eventos culturais, movimentos sociais e muito mais. Comemoramos 10 anos de patrocínio ao Arraiá da Mira e esperamos mais 20 anos de sucesso e crescimento”, pontuou.

Durante a programação do evento, a Distribuidora participou ativamente das atividades no tablado do festival, com dinâmicas voltadas para o público e distribuição de brindes. Em um gesto generoso, a Distribuidora doou duas geladeiras para os participantes. Uma das ganhadoras, a Segurança Simone Rodrigues, foi surpreendida com o presente durante seu trabalho. “Estou muito feliz! Fui pega de surpresa. Só tenho como agradecer. Que Deus abençoe cada um que está envolvido. Esse presente me ajudou muito, minha geladeira já estava velha e eu não tinha condição de comprar outra nova. Queria agradecer a Deus e a todos da Equatorial Maranhão”, disse emocionada.

A iniciativa vai além de uma simples doação, ela integra o Projeto E+ Geladeira Nova, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL). Este projeto visa promover o consumo consciente por meio da substituição de eletrodomésticos antigos e ineficientes por novos, gerando economia na conta de energia elétrica.

Pela Cultura Todo Dia

A Equatorial entende a importância de iniciativas que impulsionam e promovem a diversidade cultural, e desde 2012, patrocina projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura no Maranhão, promovendo investimentos próprios em instituições de notória participação no desenvolvimento social do Estado. Somente em 2023, a Equatorial Maranhão investiu cerca de 20 milhões em patrocínios voltados para projetos culturais e esportivos do estado. Além do Arraiá da Mira, a Equatorial Maranhão é uma das patrocinadoras oficiais do “Maior São João do Mundo”, que durante as festividades, patrocina os arraiais e grupos de manifestações diversas que fazem mais vibrante a maior festa popular no Maranhão.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Vereador Dr. José Mendes solicita Hospital Macrorregional e UTI Neonatal para Codó

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, da última terça-feira (11), o vereador Dr. Mendes levou três importantes Indicações, incluindo a área de Infraestrutura e da saúde, para beneficiar e levar mais qualidade de vida a população codoense da sede e zona rural do município.

Por meio da Indicação N° 174/2024, o vereador Dr. Mendes solicitou ao prefeito municipal de Codó a recuperação da massa asfáltica da Rua São Luís, entre o trecho que vai da Rua do Puraqué até a Rua da Paz (antiga Fábrica do Biné), localizada no bairro Codó Novo. Pela Indicação N° 175/2024, o parlamentar solicitou ao Executivo a inclusão das ruas do povoado km 12, no município de Codó, no programa de Pavimentação de Bloquetes.

E com a Indicação N° 176/2024, o vereador solicita ao governador do Estado do Maranhão e ao secretário de Estado da Saúde do Maranhão a construção de 01 (um) Hospital Macrorregional, no município de Codó. “15º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, vereador Dr. Mendes, com suas Indicações, propostas, requerimentos e Projetos de Lei. E hoje trouxe três Indicações na área da Infraestrutura de minha autoria. Indicação 174, 175 e 176/ 2024. A 174 referente a recuperação da massa asfáltica da rua São Luís e a 175 referente ao pedido de pavimentação e bloquete das ruas do Km 12. E a indicação 176/2024, requerendo a construção de um Hospital Macrorregional no município de Codó e uma UTI Neonatal para dar suporte ao HGM”, justificou.

Iracema Vale participa de reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB) participou, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), nesta terça-feira (11), da abertura da reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG) do G20, realizada em São Luís. A capital maranhense, famosa por seu patrimônio histórico e cultural, está sediando o evento que ocorre até o dia 13 de junho, com discussões sobre assuntos de relevância para a economia digital global.

A chefe do Parlamento Estadual destacou que a reunião coloca São Luís no centro dos debates sobre o futuro digital do planeta.

“A colaboração internacional, como a que testemunhamos aqui, é crucial para abordar os desafios globais e maximizar as oportunidades da economia digital. A troca de experiências, melhores práticas e inovações entre nossos países pode acelerar o progresso e garantir que os benefícios da transformação digital sejam compartilhados equitativamente”, afirmou.

Entre os principais temas tratados durante a reunião, estão inclusão digital e conectividade universal, integridade da informação e confiança no ambiente digital, governança e fluxos de dados internacionais, cibersegurança e a proteção das crianças no ambiente digital. Todos esses assuntos refletem a urgência de criar um ambiente digital que promova crescimento econômico e bem-estar social em escala global.

Marco histórico

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, enfatizou a importância do evento para o estado. “Sediar esta reunião do G20 em nossa capital é um marco histórico para o Maranhão. É uma oportunidade para discutir e influenciar políticas digitais que terão impacto global, enquanto mostramos ao mundo o nosso rico patrimônio cultural e potencial econômico”, disse o governador.

O evento reuniu representantes de governos, organizações internacionais e especialistas para discutir a promoção da segurança digital na conectividade, o aumento da conscientização sobre segurança digital e a garantia de segurança em todas as esferas da economia digital, incluindo plataformas de governo digital, redes de comunicação, sistemas e serviços digitais oferecidos à população.

Em seu discurso, o ministro das Comunicações Juscelino Filho destacou a relevância das discussões para o futuro digital do país.

“A segurança digital é fundamental para a confiança e o desenvolvimento contínuo da economia digital. Este encontro é uma plataforma essencial para partilhar visões e estratégias que garantam um ambiente digital seguro e inclusivo para todos”, concluiu.

Também presentes à abertura da reunião, os deputados Neto Evangelista (União Brasil), Roberto Costa (MDB), Antônio Pereira (PSB) e Osmar Filho (PDT), além de ministros brasileiros, delegados dos países que compõem o G20 e membros de organizações convidadas.

Prefeito Zé Francisco apoia e participa da Tradicional Cavalgada na Fazenda Buriti em Codó

Neste sábado (8), o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, esteve presente na tradicional Cavalgada na Fazenda Buriti, localizada na região dos Campos, zona rural de Codó. O evento, que é um marco na agenda cultural da região, atrai anualmente um grande número de participantes e visitantes.

A Cavalgada na Fazenda Buriti começou com um café da manhã oferecido aos vaqueiros e convidados. Em seguida, os participantes saíram para a cavalgada, uma atividade que simboliza a união entre a comunidade e suas tradições rurais. Após a cavalgada, houve a pega do boi no mato, um momento de muita emoção e diversão para os presentes.

O evento finaliza com diversas atrações musicais, transformando a Fazenda Buriti em um grande palco de festa e dança.

Realizada anualmente pela família de Sebastiãozinho, a Cavalgada na Fazenda Buriti contou com o apoio do prefeito Dr. Zé Francisco, além de Chiquinho do SAAE e Dr. Pedro Neres.

O prefeito Zé Francisco destacou a importância do evento: “A Cavalgada na Fazenda Buriti é uma celebração da nossa cultura e das nossas raízes. É uma honra poder participar e apoiar esse evento tão significativo para a comunidade de Codó.”

A Cavalgada na Fazenda Buriti se consolida, a cada ano, como um evento essencial para a promoção e valorização das tradições rurais de Codó, proporcionando momentos de confraternização e alegria para todos os envolvidos.

Assessoria de Comunicação