Iracema Vale prestigia cerimônia de posse do novo presidente do TRE-MA

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na tarde desta sexta-feira (12), da cerimônia de posse do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Gonçalo de Sousa Filho. O ato foi realizado no plenário Ernani Santos, na sede do órgão, e reuniu autoridades, familiares e amigos do magistrado.

“Confiamos na Justiça Eleitoral e no trabalho que terá continuidade com a condução do desembargador José Gonçalo Filho. É uma honra ter participado desta posse, prezando sempre pela harmonia entre os poderes”, destacou a chefe do Legislativo maranhense.

Em seu discurso, o novo presidente da Corte Eleitoral agradeceu àqueles que tiveram papel importante em sua trajetória, destacou as ações e projetos desenvolvidos na gestão do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, que deixou o cargo, e ressaltou que pretende dar continuidade ao trabalho, bem como ampliar as iniciativas que visam facilitar e melhorar a sociedade.

José Gonçalo de Sousa Filho reiterou o compromisso de seguir defendendo os processos democráticos e as instituições. “Conduzir o Tribunal Regional Eleitoral não será tarefa fácil, pois estamos conscientes de que grandes e novos desafios nos aguardam em face do pleito de 2024. A missão de presidir este Tribunal é uma tarefa honrosa, mas envolve responsabilidades fundamentadas na boa governança, planejamento institucional, com ações alinhadas às estratégias desta Corte para a construção de paradigmas que possam agregar valor à cidadania e à democracia”, ressaltou.

Gonçalo Filho presidirá o TRE-MA até 1º de março de 2025, quando acaba seu biênio como membro efetivo daquela Corte. O magistrado assumiu a presidência no lugar do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, que renunciou ao cargo para assumir o de corregedor-geral de Justiça.

Também prestigiaram a posse do novo presidente do TRE-MA, os deputados Rodrigo Lago (PCdoB), Ariston (PSB), Dra. Viviane (PDT), Othelino Neto (PCdoB), Neto Evangelista (União Brasil), Yglésio Moyses (PSB) e Jota Pinto (Podemos), entre outras autoridades.

Professor da UFMA explica processo de migração de rádios AM para FM

O radialista e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Carlos Benalves, explicou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (12), a demora no processo de migração das rádios de Amplitude Modulada (AM) para a Frequência Modulada (FM), principalmente no Maranhão. A mudança deveria ter sido concluída no final do ano passado.

O especialista disse, no bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que o processo de migração dessas emissoras para Frequência Modulada começou há 10 anos, com um decreto que definiu as regras para a “extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local” – ou seja, das transmissões em AM – até 31 de dezembro de 2023. Ele reforçou, ainda, que quem já deu entrada nos processos deve sacramentar a migração nas próximas semanas ou meses, a exemplo da Rádio Timbira, do Governo do Estado.

“O rádio AM é muito tradicional, o ouvinte tem uma relação de proximidade, e, por ter mais de 100 anos e ser a primeira grande mídia de massa, foi moldando os nossos hábitos. Agora, é uma mudança cultural, a AM focava na voz falada e no jornalismo, com a FM ficando mais na música, por questão de mercado. Pesquisas mostram que a FM tem menos espaço para voz e, agora, quem era da AM concorrerá em outro mercado, por isso tem reduzido o espaço de jornalismo, mas o rádio é a mídia mais adaptável”, destacou.

Outro ponto levantado pelo professor é que o acesso à internet ainda é muito ruim ou não existe, até mesmo das grandes cidades, limitando a veiculação das programações nas mídias digitais.

“Na internet, o acesso ainda é muito limitado, muito precário, principalmente nas cidades pequenas ou até mesmo nas cidades grandes. Mas o rádio, por ser essa a mídia mais adaptável, vai superar o fechamento de mercado de trabalho por conta da inteligência artificial, novas funções vão aparecer”, observou.

Vereador Delegado Rômulo faz desabafo em sessão da Câmara: “Não posso ficar sem mandato aqui em Codó”

O vereador Delegado Rômulo, agora filiado ao PSDB, fez uma fala na sessão da Câmara nesta terça-feira (09), mostrando indignação com presidentes de partidos da base do prefeito Zé Francisco.

O parlamentar revelou que ele e o vereador Domingos Reis estavam com dificuldades para encontrar partido que os acolhessem para disputar as eleições municipais, sendo rejeitados inicialmente pelo PMN de Teonilo da Garra e PRD de Jorge Pitombeira.

O vereador Rômulo iniciou sua fala parabenizando Dedé do Zé Garimpeiro por uma indicação e pediu um parêntese para fazer um reconhecimento público ao gesto do prefeito Zé Francisco e disse que está se recuperando de abalo psicológico.

Em Codó tem partido que conta com apenas 01 (um) vereador para concorrer às eleições, não favorecendo outros candidatos com mandatos, sendo esse um dos principais motivos de indignação do parlamentar.

Veja o desabafo do Vereador Delegado Rômulo:

Argemiro Filho é o novo secretário de Juventude, Cultura e Igualdade Racial do governo Zé Francisco

Foto: Blog do Leonardo Alves

Depois do pedido de descompatibilização do medalhista olímpico José Carlos Moreira, o prefeito Zé Francisco decidiu nomear o ex-presidente da Câmara Municipal de Codó, Argemiro Filho, para comandar a Secretaria de Juventude, Cultura e Igualdade Racial durante 09 (nove) meses.

Argemiro assume a SEJUCIR nesta quarta-feira (10).

Argemiro foi vereador de Codó por 05 (cinco) mandatos consecutivos e ex-secretário de Desporto e Lazer no governo Zito Rolim.

Vereador Dr. José Mendes indica reformas para a histórica Praça Elias Araújo e para logradouros públicos de Codó

O vereador Dr. José Mendes apresentou e teve aprovadas três importantes Indicações para área da infraestrutura durante a 8ª Sessão da Câmara Municipal, abrangendo melhorias nos bairros do Centro, Santo Antônio e Codó Novo, beneficiando ruas e espaços públicos na cidade.

Por meio da Indicação Nº 76/2024, o vereador Dr. Mendes (PRD) solicitou ao Prefeito Municipal de Codó a construção de um canal de escoamento no entorno de toda a lagoa do Bairro Santo Antônio. Com a Indicação Nº 77/2024, solicitou ao Executivo Municipal a inclusão da Rua Viana, entre os trechos da Rua Padre Cícero até a Rua Deputado Sebastião Murad, Bairro Codó Novo, no Programa Mais Asfalto ou no Programa de Pavimentação de Bloquetes do Município

E pela Indicação Nº 78/2024 solicitou a reforma da Praça Elias Araújo, que fica em frente à Escola Santa Filomena (Colégio Convento), Bairro Centro. “São proposições e indicações para obras importantes e extremamente necessárias para Codó. São vias que precisam de melhorias urgentes e reformas de espaços para nossa sociedade, como a histórica Praça Elias Araújo, em frente a Escola Convento das Irmãs, um cartão postal de Codó”, justificou o vereador.