Padre Kelmon terá pastor como vice à prefeitura de São Paulo

Padre Kelmon, figura conhecida das eleições presidenciais de 2022, anunciou nesta terça-feira (30) sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo Partido da Renovação Democrática (PRD). Ao seu lado, na chapa, estará o Pastor Manoel Lopes Ferreira Junior, também filiado ao PRD. A oficialização da candidatura ainda está em processo, segundo informou a assessoria do partido.

Com 22 anos de vivência em São Paulo, Padre Kelmon apresenta sua candidatura como um simbolismo da união dos cristãos, enfatizando a defesa de valores e princípios religiosos. “Estamos inaugurando um novo jeito de se fazer política no Brasil, focado na política ‘Cristocêntrica’, afastando-se das práticas egocêntricas habituais”, declarou o Padre.

Padre Kelmon ganhou visibilidade no cenário político nacional durante as últimas eleições presidenciais, substituindo o ex-deputado Roberto Jefferson após sua impugnação pela Justiça Eleitoral. Durante os debates eleitorais, Kelmon se destacou por seu comportamento controverso e confrontos diretos com outros candidatos, incluindo o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Suas intervenções nos debates renderam-lhe uma repreensão do jornalista William Bonner, da TV Globo, e um comentário marcante da senadora Soraya Thronicke, que o chamou de “padre de festa junina”

Healthy Glam

A campanha de Kelmon em 2022 foi marcada por afirmações de que ele era membro da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil, instituição que posteriormente desvinculou-se do Padre e proibiu-o de ministrar missas em seu nome.

Além disso, houve especulações sobre Kelmon ser um “candidato laranja”, termo usado por Lula durante um dos debates. O Padre, contudo, negou firmemente que sua candidatura servisse de suporte para Jair Bolsonaro, do PL.

F Gospel

Autoridades destacam gestão de Iracema Vale na Assembleia Legislativa durante abertura do Ano Legislativo

Autoridades dos poderes constituídos de diversas instâncias prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (2), a sessão solene de abertura dos trabalhos do segundo ano da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão. Na ocasião, ressaltaram o fato de uma mulher, pela primeira vez na história do Parlamento maranhense, comandar a Casa do Povo.

A sessão solene, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB) e de outras autoridades, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, e o desembargador Froz Sobrinho, eleito nesta semana para ser o presidente do TJMA no biênio 2024-2026.

A solenidade contou também com a presença do procurador-geral de Justiça (PGJ/MA), Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; do defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo de Souza; de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e de outras instituições.

Harmonia

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, disse que suas expectativas são as melhores possíveis no sentido de manter a relação harmoniosa entre os Poderes e fazendo sempre o melhor para a sociedade maranhense.

“A população maranhense espera de nós, agentes públicos, muita maturidade e um trabalho sério e compromissado. É um momento auspicioso para renovarmos nossa crença nas instituições e na democracia. A presença da deputada Iracema Vale no comando do Poder Legislativo Estadual simboliza o enaltecimento e a emancipação feminina”, disse Paulo Velten.

“Parabenizo o Poder Legislativo do nosso Estado e, em especial, a deputada Iracema Vale por ser a primeira mulher a comandar o Legislativo Estadual. Fiz questão de vir prestigiar este evento porque sei a importância da harmonia e do diálogo entre os Poderes. Não se pode negar o valor da boa relação institucional em proveito de toda a sociedade”, afirmou o procurador Eduardo Nicolau.

O secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira, ressaltou que o Maranhão vive um momento singular por ter, pela primeira vez, uma mulher a comandar o Parlamento Estadual. “A esperança é que tenhamos, à semelhança de 2023, um ano muito produtivo e que haja sintonia entre os Poderes constituídos para que a população seja beneficiada com essa conjunção de forças”, ressaltou.

“Um ato democrático que fortalece a educação no Maranhão”, diz Felipe Camarão sobre a posse de gestores escolares

Em solenidade realizada no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), em São Luís, o Governo do Estado empossou os novos Gestores Escolares da Rede Estadual de Ensino, na última segunda-feira (29). Na ocasião, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, disse que o evento estimula o processo democrático no sistema educacional. “A posse dos gestores é um ato democrático que fortalece a educação no Maranhão”, disparou.

Mais de 600 eleitos foram empossados para as vagas de gestor geral, gestor auxiliar, diretor geral e diretor adjunto, distribuídas por Unidade Regional de Educação (URE). Durante a solenidade, Felipe Camarão também agradeceu a presença dos convidados e parabenizou todos os envolvidos no processo eleitoral, que culminou com a escolha dos novos gestores para o Quadriênio 2024-2027.

“É um dia histórico em que o governador Carlos Brandão dá posse aos gestores escolares eleitos por mais de 170 mil pessoas que votaram diretamente nos 217 municípios. Quero parabenizar gestores, gestoras, professores, professoras, pais, mães e estudantes, que participaram do processo eleitoral, e contribuíram significativamente para o êxito das eleições”, expressou.

A Eleição dos Gestores Escolares contou com a participação de 169.696 votantes, sendo eles 11.745 profissionais da educação, 114.021 estudantes e 43.930 pais/responsáveis. A eleição foi realizada no dia 12 de dezembro de 2023 e contou com 316 escolas envolvidas.

No ato de posse, todos os gestores eleitos assinaram o termo de aceite e ainda o contrato de gestão, que estabelece as metas qualitativas e quantitativas a serem alcançadas pela equipe escolar ao longo do período letivo.

“As expectativas são as melhores e, junto à comunidade escolar, vamos seguir no esforço para garantir uma educação de qualidade voltada, realmente, aos nossos discentes, para que eles possam alcançar os sonhos e os objetivos que desejam”, enfatizou a gestora recém-empossada na cidade de Santa Inês, Leudimar Lucena.

Fim da reeleição para presidente, governador e prefeito deverá ser debatido pelo Senado neste ano

A Proposta de Emenda à Constituição 12/2022, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), propõe o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito, além do aumento dos mandatos no Executivo de quatro para cinco anos a partir de 2026. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), incluiu o fim da reeleição entre os debates que estarão na pauta do Congresso Nacional neste ano.

Fonte: Agência Senado