Blog do Leonardo Alves - Compromisso com o Leitor

Adelmo Soares destaca avanço da agricultura familiar no Maranhão

Na sessão plenária de terça-feira (25), o deputado Adelmo Soares (PCdoB) destacou os avanços da agricultura familiar no Maranhão e lembrou de sua luta, quando na função de secretário de Estado da Agricultura, em 2014, para implantar o “Sisteminha Embrapa”, projeto que conheceu em uma das Feiras de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritecs), no município de Caxias.

Ele lembrou de seu entusiasmo em relação ao projeto, que chamou sua atenção por ser capaz de transformar sobremaneira a vida do homem do campo. “Peguei o folder e, no primeiro encontro com o governador Flávio Dino (PCdoB), mostrei o ‘Sistema Integrado Alternativo para a Produção de Alimentos’. O governador olhou, abriu o folder e disse que aquele era o caminho”.

Técnicos no Piauí

Adelmo Soares recordou que, à época, o governador queria implantar o projeto nos municípios inclusos no programa “Mais IDH”, cerca de 30. “Mas como, se nós não tínhamos assistência técnica na época? Então, contratamos 90 técnicos, três para cada um dos municípios do ‘Mais IDH’, pois muitos deles nem tinham assistência técnica. Eles foram divididos em duas equipes e descolados para o Piauí, para aprender como se implantava o sistema”.

O parlamentar revelou que se emocionava quando recebia centenas de fotos, enviadas ao seu celular de ponta a ponta do Maranhão, com sistemas implantados. “Maior a felicidade e o orgulho quando chegávamos nos municípios e lá estavam as tilápias, sendo oferecidas com as verduras e as frutas. O mesmo quando víamos a produção de milho. E, assim, começamos a testemunhar essa transformação. Evidentemente que isso não poderia resolver a situação de todos. Além disso, tivemos um golpe em nível nacional que nos tirou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Lembro-me muito bem que, à época, lutávamos para ampliar a meta e implantar acima de três mil ‘Sisteminhas’”.

Conhecimento repassado

O deputado disse ainda que o governo conseguiu, junto aos Ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário, mais seis mil “Sisteminhas”, e esses chegaram a nove mil, instalados em todo o Maranhão. Contou também que, na semana passada, ao visitar um agricultor no município de Belágua, primeira cidade a receber o sistema, pôde observar que ele realmente vingou e sua importância. “Hoje, esse conhecimento é transmitido para outras pessoas em São Luís, na região da Mata e em São José de Ribamar. O Abdon da Mata, conhecidíssimo Abdon da Mata, por exemplo, participou ativamente das ações do governo. Ele estava lá implantando um ‘Sisteminha’. Hoje, é um dos pequenos agricultores com quatro hectares de terra com a maior produção no nosso município”. 

Antes de finalizar, o deputado mencionou uma reportagem veiculada, no último domingo, durante o programa Globo Rural, da Rede Globo, que exibiu o “Sisteminha” de Urbano Santos. “Uma ideia que não é minha, mas que trouxemos para o Maranhão com a ajuda de Luís Guilherme, grande precursor e que ajudou muito na interlocução junto à Embrapa. Agradeço à Embrapa Cocais e à Embrapa Meio Norte, que também foram parceiras nesse projeto. Deram instruções aos nossos técnicos e permitiram que eles trouxessem esse conhecimento para o nosso estado”. 

 

Agência Assembleia

Categoria: Notícias
error: Content is protected !!