A Câmara dos Vereadores de Balsas aprovou, na segunda-feira, 26 de outubro, a moção de apoio à Universidade Federal da Amazônia Maranhense (Ufama). A proposta recebeu 17 votos e foi aceita por unanimidade. A diretora do Câmpus de Balsas da UFMA, Giselia Brito, recebeu a moção das mãos dos parlamentares.
A Ufama é um projeto para atender as demandas da educação superior e do desenvolvimento das regiões de centro, sudoeste e sul do Maranhão. Inicialmente ela deverá ter polos nos municípios de Balsas, Grajaú e Imperatriz. Posteriormente, a instituição será expandida às cidades de Açailândia e Estreito.
No dia 24 de setembro, o Conselho Universitário (Consun) já havia aprovado a proposta encaminhada pelo vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, de uma moção de apoio à proposta de criação e implantação da Ufama, oficializando a posição da Universidade Federal do Maranhão em favor da nova instituição.
O reitor Natalino Salgado já declarou total apoio ao projeto: “Chegando uma nova universidade, haverá crescimento do ensino superior maranhense, vão ser ofertados empregos, ajudar o desenvolvimento do estado e da região. A UFMA entende que isso é bom para o Maranhão, bom para todos e é importante que nossa instituição se posicione a todos em relação a isso”.
Produção: Marcos Paulo Albuquerque