Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão dá inicio ao VI Curso de Operações de Táticas Especiais

Em um evento realizado na manhã desta quinta-feira(1º), na secretaria de Segurança Pública do Maranhão, seguindo a todos os protocolos de segurança de prevenção a Covid-19, a Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão, promoveu a cerimônia de abertura do VI Curso de Operações de Táticas Especiais (C.O.T.E).

O evento contou com a participação do delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, André Luís Gossain; do delegado-geral adjunto operacional da PCMA, Danilo Veras; do comandante do Comando de Missões Especiais (CME/ PMMA), coronel Sodré; do diretor da Acadepol-MA, Cristiano Albuquerque; do perito geral da Perícia Oficial do Maranhão, Miguel Alves e do comandante do Centro Tático Aéreo (CTA), Coronel Luís Magno.

O objetivo do C.O.T.E é selecionar policiais que tenham atributos especiais para desempenhar atividades não convencionais. “Uma vez que estes profissionais são treinados para alcançar objetivos específicos utilizando-se de métodos que fogem ao padrão policial regular empregado no dia a dia, valendo-se de pessoal e material (armas e equipamentos) diferenciados, operando em ambientes diversos (rural e/ou urbano, na água/mato/aeronaves), buscando a solução de ocorrências críticas de forma técnica, ética e legal”, destacou o delegado-geral da PCMA, André Gossain.

O C.O.T.E do Grupo de Resposta Tática (GRT) é reconhecido nacionalmente como um treinamento de alto nível, é altamente disputado, com duração estimada de aproximadamente 50 dias. Em sua sexta edição, o curso tem o objetivo de treinar e capacitar 34 alunos da Polícia Civil, Militar do Maranhão e de outros estados, além de profissionais da Polícia Penal.