Discente egressa da UFMA é aprovada em 1° lugar em seletivo de doutorado

Uma das maiores satisfações da Universidade é ver seus estudantes voando cada vez mais alto, como desta vez é o caso da discente egressa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) Rayane de Jesus Melo. Ela foi aprovada em 1 º lugar no seletivo do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Devido à pandemia, as aulas do programa ainda não começaram, e, por enquanto, Rayane aguarda ansiosa pelo início dos estudos: “A sensação é a melhor possível, é um sonho que foi realizado, a partir do meu esforço, do incentivo da minha família e amigos e dos ensinamentos dados por todos os meus mestres professores de quem tive a honra de ser aluna durante a minha vida acadêmica”.

A pós-graduanda conta que sua trajetória acadêmica foi inteiramente realizada em instituições públicas. Ela destaca que, na UFMA, buscou aprofundar os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de pesquisas científicas e, para atingir seu objetivo, fez muitas leituras de diversos referenciais teóricos da área de educação e de ensino e matemática, publicando vários artigos.

Uma seleção que envolve candidatos de todo o país certamente é muito concorrida, por esse motivo, Rayane relata que um dos maiores desafios foi a superação de seus medos, devido à dimensão do que o programa envolve, como a concorrência. Além de alegre, ela se diz surpresa por alcançar a primeira colocação.

“Minha expectativa para o futuro é concluir o doutorado, tornar-me professora de uma das instituições públicas de ensino superior do Maranhão e contribuir para que o nosso estado se torne referência em pesquisas na área de educação matemática”, conta Rayane Melo.

Em agradecimento, a discente ressalta a importância que a Universidade Federal do Maranhão teve em sua conquista. “A UFMA, por intermédio do PPECEM, contribuiu para que eu me tornasse pesquisadora, no aprofundamento do meu conhecimento científico e na decisão de querer cursar o doutorado”, exaltou. Ela também deixou um agradecimento especial à professora do programa de pós-graduação e sua orientadora de dissertação, Maria Consuelo.