DPE lança edital para Curso de Formação de Lideranças Populares em São Luís e Imperatriz

A Escola Superior da Defensoria Pública estadual abriu, esta semana, inscrições para o Curso de Formação de Lideranças Populares da instituição em São Luís e Imperatriz.

Em São Luís, as inscrições poderão ser realizadas no período de 11 a 18 de fevereiro, de forma gratuita, mediante o encaminhamento do formulário, disponível no final deste edital, para o e-mail: liderancaspopulares.slz@ma.def.br, com o título “INSCRIÇÃO – II CURSO DE LIDERANÇAS POPULARES”.

Serão preenchidas o total de 40 vagas para o curso, que será realizado de maio a junho deste ano, às quartas-feiras, pela tarde, na sede da Defensoria. Será formada, ainda, lista de espera composta por 20 suplentes, para posterior preenchimento das vagas em caso de desistências

Em Imperatriz, as inscrições poderão ser realizadas no período de 10 de fevereiro a 01 de março, também de forma gratuita, mediante o encaminhamento de ficha de inscrição*, disponível no final deste edital, para o e-mail: liderancaspopularesitz@ma.def.br.

Serão preenchidas o total de 30 vagas para o curso, sendo que 10 delas para atuação em Açailândia. A capacitação acontecerá de março a junho deste ano, aos sábados, pela manhã. Será formada, ainda, lista de espera composta por 10 suplentes, para posterior preenchimento das vagas em caso de desistências.

Certame – O curso tem o objetivo de promover a difusão e a conscientização de direitos humanos, por meio de capacitação e formação de lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais, permitindo-lhes identificar, problematizar e dar encaminhamento adequado a demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.

Para ser uma liderança popular, o candidato deverá obedecer alguns critérios, dentre eles ser representante de organização da sociedade civil, liderança comunitária, militante ou representante de movimentos sociais; apresentar comprovação elaborada pela própria entidade de que o candidato participa, dentre outros previstos em edital.

 

Defensoria Pública