Governo dialoga com gestores municipais de Juventude sobre o Programa Trabalho Jovem

O Programa Trabalho Jovem foi pauta da reunião realizada de forma virtual, na tarde de terça-feira (16), entre o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Juventude (Seejuv), e gestores municipais de juventude de cerca de 50 municípios maranhenses. O objetivo do encontro foi a apresentação do edital do programa e a inserção dos gestores no processo de mobilização e divulgação dos editais nos municípios maranhenses.

Com foco no fortalecimento e na ampliação do alcance do projeto, os gestores farão um processo de mobilização dos jovens e das empresas locais para aderirem aos editais de contratação e estágio social. E, também, o mapeamento das empresas jovens do município para se escreverem no eixo de cooperação técnica.

O secretário de Estado da Juventude, André Vitral, participou do momento e destacou a situação atual da pandemia no estado, reforçando a importância da realização de ações de conscientização quanto a prevenção à Covid-19, principalmente para os jovens. Em sua fala apresentou as estratégias do programa Trabalho Jovem e o empenho do Governo do Estado em dar respostas quanto aos impactos da pandemia.

“O Governo do Maranhão, liderado pelo governador Flávio Dino, tem diariamente apresentado esforços e resultados imediatos, quanto aos impactos da pandemia da Covid-19. E o Programa Trabalho Jovem é um deles, que trás o investimento na capacitação da juventude, no apoio às empresas maranhenses e na abertura de novos postos de trabalho para a juventude. Contudo, o Maranhão mostra forças para que possamos vencer a pandemia e também investir na economia do estado”, afirmou o secretário.

Diulia Evanny, Gestora de Juventude do município Alto Alegre do Maranhão comentou que reunião foi bem esclarecedora, e que os gestores de juventude tiraram todas as nossas dúvidas a respeito do Programa Trabalho Jovem. “É uma excelente oportunidade para a nossa juventude, tanto de qualificação profissional, quanto de geração de emprego e renda. Por meio do Programa, o Governo do Estado também beneficia as empresas, que neste momento de pandemia, têm passado por dificuldades quando o assunto é contratação de pessoal” afirmou.

Trabalho Jovem

Criado a partir da Lei nº 11.384, o programa busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 a 25 anos e tem 35 mil vagas disponibilizadas. Dividido em quatro eixos de atuação – Capacitação, Auxílio à Contratação, Cooperação Estratégica e Estágio Social -, tem investimento total de R$ 40 milhões.

O programa é executado por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Os editais e os formulários de inscrição do programa estão no site www.trabalhojovem.ma.gov.br

Ascom SEEJUV