O ex-prefeito Zito Rolim criou a Secretaria Municipal da Juventude em 2013 através de projeto de Lei e promoveu a Primeira Conferência Municipal voltada para os jovens no município, com o objetivo de discutir e implementar as políticas públicas para juventude.
O atual prefeito Nagib quando assumiu o comando do município, transformou a Secretaria criada por Zito em um departamento dentro da estrutura administrativa da Secretaria de Governo.
Durante campanha eleitoral, Zé Francisco prometeu a retomada da Secretaria Municipal da Juventude com a cara do jovem codoense.
É importante que o novo secretário tenha uma boa relação com causas estudantis, questões LGBTQI+, movimentos religiosos, sociais e culturais. A juventude codoense espera que o novo secretário não esteja lá só para cumprir tabela. O órgão não pode ser assumido por forasteiro e pessoas com o interesse de usar o cargo para se promover politicamente.
O novo gestor de juventude deve ser diferente e engajado e conhecer a realidade e o contexto socioeconômico do município.
O novo secretário será um jovem entre 15 a 29 anos? Vai ser um jovem de minoria? Qual será seu perfil e o histórico de lutas?
Na condição de Conselheiro Municipal de Juventude e Conselheiro Universitário da UFMA, tenho o direito e a obrigação de me manifestar sobre o assunto.
Juliana Gonçalves says:
É isso mesmo Leo , vc tem toda razão! Se o Dr. colocar para funcionar tem que ter representatividade e tudo mais que vc citou acima. É preciso que os jovens se levantem , que se unam em prol de mudança , de melhorias. Precisamos de respeito, empatia e cuidado. Não sou codoense mas pelo tempo que estou aqui aprendi do meu jeito a amar esta terra, tão linda mas tão sofrida e vampirizada. A esperança venceu o medo e assim a mudança e aquele Brasil que a gente quer vai se tornando cada vez mais atingivél. Vá com com calma, entre os forasteiros que deixaram tudo e estão aqui por que precisam e querem trabalhar por Codó , da pra contar no dedo quem realmente é gente que gosta de gente. Sem mais delongas acreditar na mudança vale a pena! Abraços e continua, não para vc vai longe. Sucesso!
Natali Nartene says:
Boa matéria Leonardo! Bom, para essa secretaria, realmente é alguém com representatividade e uma boa relação com as causas citadas no texto, é interessante que essa secretaria seja liderada por alguém jovem também! Ter um pouco mais de idade não significa maturidade e experiência, pessoas bem jovens também tem essa capacidade, perfil, experiência e competência pra isso. Que Deus dê sabedoria ao prefeito eleito para cada decisão.
Raiany says:
Um dos que eu apoiaria para ser o representante dos jovens poderia ser o próprio Leonardo que ja vem desenvolvendo com a juventude , não de hoje, mas de anos atrás grandes projetos, é uma pessoa que já conhece a necessidade dos jovens, além de grande comunicador.