Por Graciliano – O segredo da bondade

O segredo da “bondade” – por GRACILIANO

Há vários anos, a Prefeitura de Codó adota a entrega de peixes na semana santa como uma tradição.

No primeiro ano do governo Zé Francisco não foi diferente. A “bondade” do prefeito foi elogiada e criticada por grande parte da população, mas um detalhe passou despercebido pelos codoenses.

Entenda o caso:

No dia 12/03/2021, a Prefeitura de Codó emitiu aviso de licitação 004/2021, na modalidade pregão presencial, tendo como objeto a contratação de empresa para fornecimento de peixe inatura (sic) tipo tambaqui. A informação consta no Diário Oficial Eletrónico do município, Edição n° 27/2021 publicada em 12/03/2021.

De acordo com o edital, a Prefeitura de Codó utilizaria recursos próprios para aquisição de 40 (quarenta) toneladas de peixes, ao custo estimado em R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais). Vale ressaltar que, ainda de acordo com o edital, a despesa teve como setor solicitante a Secretaria Municipal de Governo, pasta comandada pelo secretário Pedro Belo.

Durante a entrega dos peixes, comentários / boatos tomaram conta do município, principalmente em grupos de WhatsApp e redes sociais, sobre quem forneceu os peixes, a quantidade fornecida e o valor pago.

No auge da curiosidade, o autor do texto acessou as principais fontes de controle social sobre licitações / contratos, e não encontrou informações que determinam a conclusão do processo licitatório.

Diante do exposto, questionamos:

Onde estão as publicações dos resultados da licitação 004/2021?

Quem ganhou a licitação para fornecer os peixes?

Qual a quantidade exata fornecida?

Qual o valor exato pago pela aquisição?

O processo licitatório foi homologado pelo TCE – MA?

Que a Prefeitura esclareça os questionamentos, e o segredo da “bondade” seja desvendado, o mais breve possível.