PGR denuncia deputados do PL por esquema de desvio de emendas parlamentares no Maranhão

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra três deputados do PL por supostos crimes na utilização de emendas parlamentares na cidade de São José de Ribamar, no Maranhão. Filiados ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, os denunciados são os congressistas Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE). O caso foi revelado pelo portal Uol e confirmado pelo SBT News.

De acordo com a PGR, o grupo de deputados pediu a devolução de parte dos valores empenhados, cerca de R$ 1,6 milhão, ao então prefeito da cidade, Eudes Sampaio. O recurso, no entanto, não chegou a ser devolvido. Em depoimento à Polícia Federal (PF), o ex-prefeito disse que foi pressionado pelos parlamentares e que chegou a receber diversas ameaças, caso não cooperasse com o esquema criminoso.

Além disso, a denúncia diz que os parlamentares teriam proteção armada para atuar na região. E que, mesmo sem a efetivação do repasse de parte das emendas, o crime de corrupção passiva teria sido consumado, uma vez que houve a solicitação da vantagem indevida.

Os três deputados já haviam sido alvo de uma ação da PF, em março de 2022, que apurava um esquema de desvio de emendas parlamentares no interior do Maranhão.

O deputado Maranhãozinho (PL) teria sido gravado pela PF manuseando caixas com dinheiro vivo. A investigação foi aberta em 2021, portanto, antes do mecanismo de distribuição de emendas ser declarado inconstitucional pelo STF no final de 2022. O relator, ministro Cristiano Zanin, abriu prazo para que as defesas se manifestem sobre a acusação. O caso segue em sigilo no Supremo.

Procuradas pelo SBT News, as assessorias dos parlamentares disseram que não vão comentar as denúncias da PGR.

Cidade Verde

Junior Cascaria comemora decisão do TRE que o mantém no mandato de deputado estadual

O deputado estadual Junior Cascaria (Podemos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (17), para destacar a vitória obtida junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que rejeitou a ação de suposta fraude de cota de gênero contra o partido Podemos, tornando-o livre da cassação.

A decisão foi tomada por unanimidade pelos sete membros da Corte Eleitoral maranhense. “A vontade popular foi respeitada. Nosso mandato, legítimo, continua intocável, graças à justa decisão do TRE. A verdade prevaleceu”, destacou o deputado.

O partido Podemos sofreu acusação de praticar fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. Além do deputado Junior Cascaria, a decisão do TRE também beneficia o deputado estadual Leandro Bello. O Ministério Público Eleitoral também emitiu parecer contra a cassação.

“Nosso mandato continua, com respeito, honra e fidelidade ao nosso povo. Seguiremos trabalhando firmemente por todos, especialmente pelo nosso Médio Mearim”, frisou Junior Cascaria.

Vereador acusado de homofobia comemora rompimento de Lucinete Viana com Guilherme Oliveira

 

O rompimento de Lucinete Viana com Guilherme Oliveira pode ter sido orquestrado pelo vereador Raimundo Leonel/Leonel Filho, acusado de homofobia e racismo.

Leonel Filho fez publicações em suas redes sociais comemorando o recebimento de apoio de Lucinete ao seu projeto de reeleição.

Lucinete justificou que o rompimento ocorreu após conversa com Guilherme, onde o mesmo informou que não poderia dar suporte aos candidatos a vereadores do seu grupo.

Guilherme Oliveira gravou vídeo indignado afirmando que Lucinete se vendeu para o grupo FC Oliveira.

Em Codó tem candidato a vereador desesperado e está comprando “lideranças” com medo de perder as eleições.

João dos Plásticos reafirma compromisso para implantação do programa “MINHA CASA, MINHA VIDA” em Timbiras

Durante discurso no último sábado (14), João dos Plásticos reafirmou seu compromisso juntamente om o grupo político de Dra. Ana Thamires e Rosinha dos Plásticos, para implantação de unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Timbiras.

João informou que o ministro Carlos Luppi garantiu a implantação do programa em Timbiras.

Confira o vídeo:

Vereador Dr. Mendes mostra força e reúne multidão na frente de sua residência

O Movimento 25111 foi um grande sucesso!! O vereador e candidato a reeleição, Dr. Mendes, esteve com o prefeito Dr. Zé Francisco, com o vice Dr. Cláudio e o povo codoense em grande encontro, que aconteceu na Rua 20 de Janeiro, Bairro São Sebastião. “Agradeço a Deus e a todos pela grande demonstração de apoio e carinho ao nosso projeto”, declarou Dr. Mendes

Vereador Dr. Mendes 25111 – compromisso com o povo