Wellington do Curso é oficializado como candidato a prefeito de São Luís e anuncia vice

O professor e deputado estadual Wellington do Curso foi oficializado como candidato do Partido Novo à prefeitura de São Luís neste domingo (4). O partido realizou a convenção no espaço Versátil Eventos, no bairro Olho d’Água.

A vice-prefeita da chapa será a policial militar Ana Paula, que também é professora. Possuindo 30 anos de carreira como Subtenente da Polícia Militar do Maranhão, com atuação em áreas importantes como o combate à violência contra a mulher, saúde e educação. Além da candidatura à prefeito, dezenas de nomes foram oficializados para o cargo de vereador em São Luís.

Durante a convenção, Wellington se comprometeu em seguir firme na defesa de melhorias para a cidade e agradeceu o apoio que tem recebido.

“Hoje é um dia para agradecer. Meu coração está cheio de gratidão a Deus e a todos que me trouxeram até aqui. Obrigado a todos do Partido Novo, em especial ao meu amigo e líder Lahesio Bonfim e a amiga Ana Paula, Subtenente da Polícia Mikitar do Maranhão, por aceitar o convite para compor a chapa como vice-prefeita de São Luís. Obrigado a toda a população pelo incentivo e por acreditar que podemos melhorar São Luís! Ao longo dos últimos anos, eu estudei, corrigi falhas e busquei ter propostas possíveis e reais para a nossa cidade. Agora, chegou a nossa vez! Sei que não será fácil enfrentar os candidatos das máquinas públicas, das campanhas milionárias, mas com a graça de Deus e a benção do povo, vamos fazer de São Luís uma cidade ainda melhor para se viver”, disse Wellington.

PERFIL

Wellington é professor, fundador do Curso Wellington e deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão. Como deputado, se destaca por ser o parlamentar que mais apresentou projetos e por sua atuação nas ruas ouvindo a comunidade. Com coragem e independência, Wellington tem como característica a fiscalização constante e a busca por soluções para os problemas que atingem a população. Em 2016, foi candidato à Prefeitura de São Luís e teve mais de 100 mil votos, ficando em 3° lugar. Em 2020, foi impedido de ser candidato, mesmo estando em 2° lugar nas pesquisas. Agora, busca disputar as eleições com o intuito de enfrentar os candidatos das maquinas públicas e ser uma opção mais independente para as pessoas.

Em convenção, Orlando Paz anuncia união com Zé Adilson para candidatura coletiva

Durante convenção realizada na noite deste sábado (03), no pátio da Escola Cívico-Militar, em seu discurso, Orlando Paz anunciou união com Zé Adilson para candidatura coletiva nas eleições municipais.

Orlando Paz e Zé Adilson são filiados no PRD (Partido da Renovação Democrática) e se unem para dividir uma vaga na Câmara Municipal de Codó.

É importante destacar que na candidatura coletiva um titular será o responsável por assinar os projetos de lei, votar em plenário e receber o salário do cargo de vereador.

Na urna vai aparecer o nome do coletivo ao lado do titular da candidatura.

Nesse formato, o coletivo faz a campanha em conjunto, e caso eleito, assume coletivamente a cadeira.

Veja o momento em que Orlando Paz anunciou a primeira candidatura coletiva em Codó:

Convenção confirma hoje Dr. Zé Francisco como candidato à reeleição e anuncia vice surpresa em Codó

Dr. Zé Francisco, em sua segunda disputa eleitoral pela prefeitura de Codó, é um médico com mais de 30 anos de experiência, sendo uma referência para população codoense. Sua trajetória profissional e seu compromisso com a saúde são pontos fortes de sua candidatura, que busca dar continuidade ao trabalho realizado em seu primeiro mandato.

Durante a convenção, será apresentado o nome do candidato a vice-prefeito, cujo nome ainda é mantido em sigilo, além dos vereadores que compõem a coligação. O evento promete reunir lideranças políticas e apoiadores marcando o início oficial da campanha de reeleição de Dr. Zé Francisco.

A convenção será um momento importante para consolidar alianças e fortalecer o apoio à candidatura do atual prefeito, que se apresenta como uma opção de continuidade e liberdade para Codó.

Denunciado pelo Ministério Público, Raimundo Leonel pode ser condenado na 3ª Vara por crime de racismo

O vereador Raimundo Leonel Magalhães Araújo Filho (Leonel Filho) pode ser condenado na 3ª Vara do Poder Judiciário de Codó por crime de racismo (injuria homofóbica).

O parlamentar está sendo investigado desde 2022 por ter proferido palavras preconceituosas contra a comunidade LGBTQIA+ em plena sessão da Câmara. Após encaminhamento de nota de repúdio do Conselho Estadual de Direitos Humanos da População LGBT, Leonel chegou a se retratar dizendo que ama o público LGBT chegando a afirmar que tem carinho com pessoas homoafetivas e que poderia colocar os homossexuais para depor a seu favor.

Raimundo Leonel foi denunciado pela 1ª Promotoria de Justiça de Codó pelo crime de racismo previsto no artigo 20, parágrafo 2º, da Lei nº 7.716/1989 (praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional).

Para as entidades de defesa dos direitos humanos da população LGBT, o discurso do vereador tinha a intenção de atacar as pessoas LGBTQIA+

É importante ressaltar que a imunidade parlamentar de Raimundo Leonel (Leonel Filho) não tem relação entre a manifestação da opinião com o exercício da atividade parlamentar. Desta forma, o vereador estará sujeito a sanção penal e cível, podendo configurar abuso do uso do Poder.