Medalhista olímpico e secretário de Juventude Moreira se filia ao Solidariedade de Roberto Cobel para concorrer vaga de vereador

O medalhista olímpico e secretário de Juventude, Cultura e Igualdade Racial do governo Zé Francisco se filiou ao partido Solidariedade na tarde desta quinta-feira (04) para concorrer uma vaga de vereador.

Moreira pediu descompatibilização do governo Zé Francisco para concorrer às eleições municipais.

Ao lado do novo presidente da sigla em Codó, empresário Roberto Cobel, o pré-candidato a vereador agradeceu pela oportunidade e prometeu buscar políticas públicas em prol do esporte.

Importante destacar que o partido Solidariedade é da base aliada de Chiquinho FC e de Francisco Nagib. A filiação de Moreira em partido de grupo da oposição representa rompimento com o prefeito Zé Francisco, o que nos chamou a atenção.

Confira abaixo vídeo na íntegra de divulgação da filiação de Moreira ao Solidariedade:

Hoje é o Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Codó em homenagem à menina MÁRCIA DOS SANTOS que foi degolada e esquartejada

Em Codó, hoje 04 de abril, é o Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em homenagem à menina Márcia dos Santos que foi brutalmente assassinada por dois drogados no dia 04 de abril de 2006. A data foi marcada por um crime brutal que chocou o município de Codó que não pode ser esquecido pela sociedade codoense.

Márcia dos Santos Silva, de apenas 10 anos, saiu de sua residência para uma aula de educação física na Escola Almerinda Bayma, no turno vespertino e por conhecer seus dois assassinos, e por inocência, aceitou o convite de segui-los até o matagal do riacho São José.

Segundo constou o inquérito policial, Márcia foi obrigada a fumar maconha, amarrada, e violentada sexualmente, e, porque gritava muito, os homens resolveram matá-la degolando-a com uma faca.

O corpo da vítima só foi encontrado quatro dias depois já em avançado estado de decomposição ainda com uma das pernas amarrada em um tronco de árvore.

Osvaldo, um dos assassinos da menina, se enforcou três dias depois da morte de Márcia num pé de Caju do Cemitério do Sabiazal. O outro, Eliézio Pereira Vales, vulgo Dragão, foi a júri popular em 2009 sendo condenado, há 25 anos de prisão.

Em homenagem à menina, o dia 04 de abril virou por meio de lei, o Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Codó. O projeto de lei é de autoria do vereador Pastor Max aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo então prefeito, Zito Rolim em 18 de abril de 2013.

“Precisamos destacar essa data e continuar mobilizando, sensibilizando, e informando toda a sociedade codoense a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes” (Leonardo Alves – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER!

Assembleia Legislativa aprova PEC que altera critérios para escolha de membros do TCE-MA

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (4), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 002/2024, de iniciativa da Mesa Diretora, que altera os procedimentos do processo de indicação e votação para escolha de membros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A matéria foi encaminhada à promulgação pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).

De acordo com a PEC 002/2024, a escolha dos membros do Tribunal de Contas do Estado, após arguição pública, será realizada por votação secreta, podendo ser indicados candidatos pessoas com mais de 35 e menos de 70 anos de idade.

A matéria altera a redação do inciso XII, do artigo 31, e inciso I, do § 1º, do art. 52, da Constituição do estado do Maranhão.

Jorge Pitombeira se despede da Secretaria de Assistência Social e Irene Neres reassume a pasta

Na manhã desta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Codó foi palco de um café da manhã com um sabor especial: a oficialização da despedida do secretário Jorge Pitombeira, que agora se dedica à sua pré-candidatura a vereador, e a volta da primeira-dama Irene Neres à pasta que já comandou no início da gestão “Cidade de Todos”.

O prefeito Dr. Zé Francisco prestigiou o evento e fez questão de agradecer o trabalho exemplar de Jorge Pitombeira à frente da secretaria. “Jorge deixa um legado de dedicação e compromisso com a população de Codó. Sua gestão foi marcada por importantes avanços, como a ampliação dos programas sociais e a qualificação dos serviços prestados à comunidade”, destacou o prefeito.

Emocionado, Jorge Pitombeira agradeceu a confiança do prefeito e da equipe da secretaria. “Agradeço a oportunidade de ter servido ao povo de Codó. Foi uma experiência gratificante que me permitiu contribuir para o desenvolvimento social do nosso município. Desejo muito sucesso à Irene Neres, que assume a pasta com sua competência e sensibilidade”, disse o ex-secretário.

Irene Neres, por sua vez, se mostrou entusiasmada com o novo desafio. “Estou muito feliz em retornar à Secretaria de Assistência Social. É uma pasta que mexe com o meu coração e que me permite trabalhar diretamente com as pessoas que mais precisam. Assumo esse compromisso com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho exemplar realizado por Jorge Pitombeira”, afirmou a nova secretária.

Prefeito Dr. Zé Francisco anuncia filiação ao PSDB 45 em grande evento nesta sexta-feira (5)

O prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, convida a população para participar do evento de sua filiação ao PSDB (Partido Social Democrático Brasileiro), que será realizado na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, às 17 horas, no Espaço Cultural.

A filiação de Dr. Zé Francisco ao PSDB consolida uma importante aliança para o partido, que amplia sua base de apoio em Codó e no estado. O evento contará com a presença de autoridades políticas, líderes partidários e da imprensa codoense.