Reinauguração da Praça da Trizidela: Prefeito Dr. Zé Francisco celebra junto à população codoense em evento memorável

Na noite desta sexta-feira, 22, Codó viveu um momento de celebração com a reinauguração da Praça Prefeito José Domingos Araújo, conhecida popularmente como Praça da Trizidela, um espaço que permaneceu abandonado por mais de 40 anos. A revitalização da praça foi praticamente uma reconstrução do zero. Equipamentos de alta qualidade, iluminação moderna e uma abordagem contemporânea evidenciam o compromisso do prefeito Zé Francisco em oferecer o melhor para a população de Codó.

Entre os presentes, o Secretário de Obras Edinho Freire enfatizou o esforço dedicado à execução desse projeto. “Trabalhamos incansavelmente para transformar um espaço esquecido em um ponto de orgulho para a comunidade. A nova Praça da Trizidela é um reflexo do nosso comprometimento com o desenvolvimento da cidade”, destacou Freire.

A moradora local, Maria José, expressou sua gratidão pelo renascimento da praça. “Há décadas esperávamos por esse momento. Esta praça é mais do que um espaço público; é um símbolo de renovação e progresso para todos nós”, disse emocionada.

O prefeito Dr. Zé Francisco concluiu a cerimônia com palavras de esperança e compromisso. “Codó merece espaços que promovam qualidade de vida e convivência. A nova Praça da Trizidela não é apenas um local revitalizado, mas o novo cartão postal da nossa cidade. Juntos, continuaremos trabalhando para construir um futuro melhor para todos os codoenses”, afirmou o prefeito.

Deputado petista chama Nikolas Ferreira de “viadinho”

Nikolas Ferreira e Quaquá (Reprodução)

Durante a confusão na Câmara dos Deputados, o petista ainda deu um tapa no rosto do deputado evangélico Messias Donato

Nesta quarta-feira (20), a sessão de promulgação da reforma tributária teve tumulto, xingamentos, agressões e muita confusão. De um lado, deputados bolsonaristas, e de outro, petistas e militantes da esquerda.

A desordem iniciou quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entrou no plenário, sendo hostilizado pelos bolsonaristas e aclamado por sua militância.

O deputado Washington Quaquá (PT-RJ), não gostou da recepção da oposição e usou termo homofóbico ao chamar o colega Nikolas Ferreira (PL-MG) de “viadinho”.

O petista ainda deu um tapa no rosto do deputado evangélico Messias Donato (Republicanos-ES), que disse que registrará boletim de ocorrência sobre o incidente.

A confusão então se alastrou. “Agressão aqui, pô. Que isso, você deu um tapa na cara”, disse Nikolas. Quaquá se retirou do tumulto naquele momento.

A ida de Lula ao Congresso Nacional novamente rendeu cenas do que aconteceu no primeiro dia de atividade do Legislativo federal neste ano. De um lado, apoiadores do petista puxaram “olê, olê, olê, olá; Lula, Lula”; do outro, a oposição respondeu com “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”.

F Gospel

Inspetor da Polícia Rodoviária Federal detalha 13ª Operação Rodovida no Maranhão

Ele informou que, com a proximidade do período festivo de final do ano, incluindo as férias e o Carnaval, há uma preocupação maior com o aumento do fluxo de veículos nas vias federais

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Lucas Mourão, do Núcleo de Comunicação Social da PRF no Maranhão, foi o entrevistado, desta quinta-feira (21), do ‘Café com Notícias’, na TV Assembleia. No bate-papo com a jornalista Elda Borges, ele falou sobre a 13ª Operação Rodovida, iniciada na última segunda-feira (18), que tem como objetivo a prevenção de vidas e redução do número de acidentes nas rodovias federais durante as férias escolares, a festividades de final de ano e o Carnaval.

O inspetor disse que, com a proximidade do período festivo de Natal, Ano Novo, incluindo o período de férias e o Carnaval, há uma preocupação muito grande com o aumento do fluxo de veículos nas rodovias federais.

“E, por conta dessa preocupação, a PRF vem desenvolvendo ao longo dos últimos 13 anos a Operação Rodovida, que vai até o dia 18 de fevereiro, cobrindo esses períodos específicos e levando, obviamente, segurança nas estradas e rodovias. A gente costuma dizer que é a maior operação de segurança viária do Brasil”, afirmou.

Lucas Mourão alertou ainda para o aumento do número de óbitos nas rodovias em 2023. “Estamos com um percentual de aumento do número de óbitos em torno de 11% a 12%. Por isso, é tão importante a Operação Rodovida, porque estamos na reta final e há uma tendência de, nesse período de final de ano, as pessoas acabarem excedendo nas infrações de trânsito”, frisou.

O inspetor da PRF elencou ainda as infrações mais comuns nas estradas, entre elas a não utilização do cinto de segurança e o excesso de velocidade.

“O não uso do cinto de segurança está no top 3 das principais infrações ainda cometidas no Maranhão. Infelizmente, vamos ter como destaque, em 2023, o excesso de velocidade. O ano ainda nem acabou e já ultrapassamos a marca de 10 mil condutores flagrados acima da velocidade máxima permitida. Em segundo lugar, vêm as manobras de ultrapassagem proibida e a não utilização de dispositivos de segurança, como capacete e cinto”, assinalou.

Nordeste segue com aumento de casos de covid-19, alerta Infogripe

O boletim InfoGripe alerta para a manutenção do aumento no número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19 em vários estados da região Nordeste. A análise foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira (22).

O Ceará é o estado que chama mais atenção pelo ritmo acelerado de crescimento da doença, já que mesmo mostrando sinais de redução na faixa etária dos jovens adultos, nos idosos isso não se confirma.

Além do Ceará, outros estados do Nordeste registram aumento no número de casos. Alagoas e Sergipe, com quadros mais recentes, apontam também para um aumento na população de idade mais avançada, assim como já se observava na Paraíba e em Pernambuco. Já a Bahia, que foi o primeiro estado da região a entrar nesse ciclo de aumento, dá sinais de interrupção no crescimento, apesar de ainda não indicar reversão para queda.

Com as festas de fim de ano, a Fiocruz destaca que é necessário focar ainda mais a atenção nessas localidades.

“Como estamos entrando no período das celebrações de fim de ano, Natal, Ano Novo, especialmente nesses locais, quem for viajar para estados do Nordeste, fica o pedido de uma atenção ainda maior naquelas recomendações fundamentais, ou seja, vacina em dia, lembrar que grupos de risco têm uma indicação para já antecipar a dose de reforço, que tem se mostrado eficaz em continuar diminuindo o risco de desenvolver o caso grave de covid-19”, diz o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.

Gomes indica que as festas familiares de fim de ano sejam realizadas em ambientes abertos ou bem ventilados, além da recomendação do uso de máscaras de qualidade (N95, PFF2) para quem esteja com sintomas de gripe, como nariz escorrendo, espirros, tosses, incômodo na garganta ou dificuldade respiratória. Ainda assim, segundo ele, o ideal é que a pessoa com sintomas faça repouso e fique em casa, para proteger seus familiares.

Fonte: Sbt News