Vereador Walterly Muniz destaca debate sobre segurança pública e organização urbana durante discurso na Câmara de Colinas

O vereador Walterly Muniz utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Colinas para destacar demandas relacionadas à segurança pública, trânsito e organização urbana do município, com atenção especial para situações enfrentadas por moradores do bairro Trizidela.

Durante o pronunciamento, o parlamentar relembrou que possui 17 anos consecutivos de mandato na Câmara Municipal e afirmou que a segurança pública sempre esteve entre as principais pautas defendidas por ele ao longo de sua trajetória política.

Walterly Muniz também destacou que, pela terceira vez, autoridades de segurança pública se reuniram na Câmara Municipal para discutir ações voltadas ao fortalecimento da segurança no município. Segundo ele, os requerimentos solicitando a presença das autoridades foram apresentados por seu mandato e aprovados pelos demais vereadores da Casa.

O parlamentar agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação do requerimento que convidou representantes da segurança pública para participarem da audiência, ressaltando ainda a presença de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário durante o debate.

Além das discussões sobre segurança pública, Walterly Muniz apresentou propostas relacionadas à organização urbana, como a definição de horários para propaganda em locais públicos, fiscalização de estacionamentos irregulares e cumprimento do Código de Posturas do Município.

Segundo o vereador, as medidas são importantes para garantir mais segurança, organização e melhores condições para a população, principalmente em áreas que enfrentam dificuldades relacionadas ao trânsito e à falta de fiscalização.

O discurso também foi divulgado pelo parlamentar em suas redes sociais, permitindo que a população acompanhasse o posicionamento apresentado durante a sessão legislativa.

 

Dr. Zé Francisco promove uma das maiores festas em homenagem às mães no KM 17 e região

O ex-prefeito Dr. Zé Francisco realizou, neste sábado (23), uma grande confraternização em homenagem ao Dia das Mães no KM 17, em um evento considerado uma das maiores celebrações dedicadas às mães da região.

A programação aconteceu no Bar da Boa e reuniu moradores do KM 17, São Benedito, Viração, Santa Rita do Moisés, Livramento, Bacabal do Berilo e de diversas comunidades da região da BR. A festa foi marcada por homenagens, muita animação, música ao vivo e sorteios de vários prêmios para as mães presentes.

Durante o evento, também foram realizados sorteios de brindes e distribuição de Pix, garantindo ainda mais alegria ao público. O encerramento ficou por conta do cantor Francys Jack do Arrocha, que animou a noite com muito arrocha.

A confraternização contou ainda com a presença do médico Pedro Neres, da ex-primeira-dama Irene Neres, além de lideranças políticas e apoiadores do grupo do ex-prefeito Dr. Zé Francisco.

A grande participação popular marcou a celebração, consolidando o evento como uma das maiores homenagens às mães já realizadas no KM 17 e região.

Econométrica aponta empate técnico entre Orleans Brandão e Eduardo Braide; governo estadual tem 58% de aprovação

O pré-candidato Orleans Brandão (MDB) aparece em empate técnico com o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), segundo dados da pesquisa Econométrica para o governo do Maranhão, divulgada neste domingo (24). No cenário estimulado, a diferença entre os dois é quase inexistente, com o emedebista somando 39,1% das intenções de voto contra 39,6% do ex-gestor da capital.

 

Nesse mesmo cenário, Lahesio Bonfim aparece em terceiro, com 8,6%; seguido por Felipe Camarão, com 4.6%. Um total de 1,7% afirmou que votará nulo e 6,3% afirmaram não saber ou não responderam.

 

Na pesquisa espontânea, a diferença registrada entre os dois pré-candidatos também é bem pequena. Orleans Brandão soma 29,7% enquanto Eduardo Braide tem 32,5%. Em seguida, aparecem Lahesio Bonfim (4,9%) e Felipe Camarão (2,9%). Percentual de 0,9% declarou que votará nulo e 28,9% disseram não saber ou não responderam.

 

Vale destacar que, no comparativo com levantamento de maio do ano passado, a pesquisa aponta crescimento de Orleans Brandão, que na época aparecia em terceiro no cenário estimulado, com 17,9%. Outra constatação é a desaceleração de Eduardo Braide, que já tinha 33,8% na pesquisa do ano passado e registra pouca alteração no percentual de lá para cá.

 

*Senado*

A Econométrica apontou sobre a disputa para o Senado. A deputada federal Roseana Sarney, com 15,3%, e o senador Weverton Rocha, com 11,8%, lideram a corrida no cenário com duas opções de nome. Em seguida, estão Roberto Rocha (11,0%,), André Fufuca (9.6%), Duarte Jr. (8.8%), Eliziane Gama (7,8%), Pedro Lucas (5,1%), Simplicio Araújo (2,3%) e Hilton Gonçalo (2.0%).

No cenário espontâneo, Roseana Sarney também aparece em primeiro, com 9,2%, e Weverton Rocha é o segundo, com 5,8%. Na sequência, aparecem Roberto Rocha (5,0%), Eliziane Gama (4,8%), Duarte Jr. (4,4%), André Fufuca (3,3%), Pedro Lucas (1,9%), Brandão (0,3%), Hilton Gonçalo e Simplício Araújo (ambos com 0,2%).

Avaliação

De acordo com o levantamento da Econométrica, o governo de Carlos Brandão (MDB) tem aprovação de 58,1% enquanto 38,1% disseram não aprovar.

A pesquisa Econométrica, encomendada pelo jornal O Imparcial, ouviu 1.607 pessoas e foi realizada no período de 11 a 14 de maio de 2026, com intervalo de confiança de 95%.

NEM A PRÓPRIA LEGISLAÇÃO FOI RESPEITADA: Prefeitura de Codó desrespeita lei municipal da Semana do Bebê durante edição de 2026

A Prefeitura de Codó desrespeitou a Lei Municipal nº 1.681, de 26 de novembro de 2013, durante a realização da Semana Municipal do Bebê na edição de 2026. A legislação institui oficialmente a programação no município e determina diretrizes relacionadas às ações voltadas à primeira infância.

A lei estabelece que a Semana Municipal do Bebê deve ser realizada anualmente na segunda semana do mês de maio, iniciando as atividades no segundo domingo do mês, data em que é comemorado o Dia das Mães. A iniciativa faz parte de uma estratégia incentivada pelo UNICEF para fortalecer políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, assegurando direitos relacionados à saúde, educação, assistência social e proteção integral.

No entanto, na edição de 2026, a Prefeitura de Codó realizou a entrega simbólica da chave da cidade para uma menina durante a programação da Semana do Bebê.

O questionamento levantado não é contra a criança escolhida, mas em defesa do cumprimento da legislação municipal. A lei deve ser respeitada e cumprida pela própria administração pública responsável pela execução da programação.

Nas edições anteriores da Semana do Bebê durante a gestão de Dr. Zé Francisco, a entrega da chave da cidade sempre era destinada a um menino, representando o “Bebê Prefeito”, seguindo o que estabelece a própria legislação municipal sancionada pelo então prefeito Zito Rolim.

A legislação utiliza a expressão “Bebê Prefeito”, e não “Bebê Prefeita”. Dessa forma, a atual gestão municipal descumpriu o que determina a norma vigente no município.

Além disso, já existe procedimento apresentado ao Ministério Público relacionado ao planejamento da Semana do Bebê em Codó. Os questionamentos envolvem a ausência de planejamento adequado da programação e possíveis falhas na condução das ações ligadas ao Selo UNICEF no município.

A situação é apontada como mais um agravante que poderá ser levado ao conhecimento do Ministério Público, agora envolvendo diretamente o descumprimento de uma legislação municipal durante a realização da Semana do Bebê.

Gestão de Chiquinho Oliveira já gastou mais de R$ 6,7 milhões com advogados de outros estados e se torna a que mais investe em contratos jurídicos na história de Codó

A gestão do prefeito de Codó, Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho Oliveira, já gastou mais de R$ 6,7 milhões com contratos jurídicos externos, tornando-se a administração que mais investiu em advogados na história do município, incluindo profissionais e escritórios de outros estados brasileiros.

Os levantamentos vêm sendo realizados pelo Blog do Leonardo Alves, que acompanha constantemente as publicações do Diário Oficial do Município de Codó e os contratos firmados pela atual administração municipal.

Mesmo contando com Procuradoria própria e estrutura jurídica no município, a Prefeitura de Codó mantém contratos milionários com escritórios e advogados de fora da cidade e até de outros estados, incluindo profissionais inscritos em seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Recentemente, novos termos aditivos ligados às inexigibilidades de licitação nº 039, 040, 041 e 042 foram identificados nas publicações oficiais do município. Os documentos possuem vigência de 12 meses e foram assinados em 07 de abril de 2026, vinculados à Secretaria Municipal da Casa Civil.

Os aditivos envolvem novamente a atuação do advogado Bruno Romero Pedrosa Monteiro, inscrito em diversas seccionais da OAB em diferentes estados do país.

Outro ponto que chama atenção é que as inexigibilidades relacionadas aos contratos aparecem como “finalizadas” nas publicações do Diário Oficial do Município. No entanto, com a formalização dos novos aditivos contratuais, a tendência é de que os gastos com assessorias jurídicas externas aumentem ainda mais nos próximos meses.

Além disso, a atual gestão também revalidou o contrato com o escritório João Azêdo e Brasileiro Sociedade de Advogados, por meio do Decreto nº 4.515, restabelecendo um contrato anteriormente anulado em outra administração municipal.

As contratações e renovações seguem gerando questionamentos sobre os elevados gastos da Prefeitura de Codó com serviços advocatícios terceirizados, principalmente diante da existência de profissionais da área jurídica no próprio município.