PERMANECE EM SILÊNCIO: Pela segunda vez, empresa terceirizada não responde Ministério Público sobre nepotismo no HGM de Codó

O Instituto de Gestão Pública, Ambiental e de Assistência Social (IGEPAS) segue sem apresentar resposta aos ofícios encaminhados pelo Ministério Público no âmbito do inquérito civil que apura possível prática de nepotismo no Hospital Geral Municipal de Codó.

De acordo com consulta ao Sistema de Informações do Ministério Público, o primeiro ofício, de nº 82/2026, foi expedido pela 1ª Promotoria de Justiça de Codó em 13 de março de 2026 e encaminhado ao Instituto por e-mail institucional.

Até 31 de março de 2026, não havia registro de resposta ao referido ofício dentro do prazo estabelecido.

Posteriormente, diante da ausência de manifestação, foi expedido o ofício nº 116/2026, em 22 de abril de 2026, endereçado à responsável Aline Soares Barros Lobato, com a finalidade de reiterar a solicitação anterior e cobrar resposta ao ofício nº 82/2026.

Em 14 de maio de 2026, a Promotoria encaminhou os arquivos referentes ao ofício nº 116/2026 por meio eletrônico ao e-mail institucional informado nos autos.

Já em 02 de junho de 2026, houve registro de tentativa de contato por meio do aplicativo WhatsApp, utilizando o número informado em certidão do procedimento.

Por fim, em 19 de junho de 2026, consta certificação nos autos informando que, até aquela data, não havia sido protocolada resposta ao ofício nº 116/2026, mesmo após as reiteradas tentativas de comunicação por parte da Promotoria.

Promotora é empossada na Assessoria de Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça

A promotora de justiça Érica Ellen Beckman da Silva foi empossada, na manhã desta sexta-feira, 19, no cargo de assessora do procurador-geral de justiça, em São Luís. Ela vai compor a equipe da Assessoria de Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça. O termo de posse foi assinado pelo chefe do MPMA, Danilo de Castro, e pela referida promotora de justiça.

Participaram da posse os promotores de justiça Fábio Meirelles Mendes (chefe de gabinete do PGJ), Reginaldo Júnior Carvalho (coordenador da Assessoria de Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça), Felipe Augusto Rotondo (encarregado de Proteção de Dados Pessoais do MPMA) e Carlos Henrique Rodrigues Vieira (Promotoria de Justiça de Direitos Fundamentais de São Luís).

Membros do MPMA prestigiaram a posse
Também estiveram presentes os procuradores de justiça Haroldo Paiva de Brito (coordenador do Gaeco) e Mariléa Campos dos Santos Costa (presidente da Comissão de Gestão Ambiental).

Ao dar as boas-vindas à nova integrante da administração superior, Danilo de Castro destacou a competência profissional da promotora de justiça e o compromisso dela com a sociedade e o Ministério Público. “Nossa equipe melhorou com sua presença e o objetivo é trabalhar mais e deixar o MP bem estruturado, pois os desafios são grandes”.

Érica Beckman ressaltou a oportunidade de compor a equipe no segundo mandato do PGJ. “Agradeço pela confiança e continuarei com o mesmo trabalho para contribuir com o Ministério Público e dar respostas à sociedade”.

Redação e fotos: CCOM-MPMA

Ministério Público Federal investiga caso de assédio judicial contra jornalistas e envia ofícios ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça

O Ministério Público Federal (MPF) quer saber sobre casos de assédio judicial contra jornalistas em Rondônia. O órgão enviou ofícios para o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (Sinjor), o Tribunal de Justiça (TJ/RO) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) com o objetivo de solicitar dados sobre situações de pressão, intimidações, ameaças à liberdade de imprensa e ações judiciais, além de saber se o estado está preparado para lidar com o tema. O MPF pretende ainda realizar um encontro com representantes da imprensa local para debater a questão.

Ao Sinjor, o MPF solicitou informações sobre casos de assédio judicial, relatos de pressões e ameaças sofridas por profissionais da imprensa no estado. Também foi orientado ao sindicato dar ampla publicidade entre seus associados de que o MPF está recebendo comunicações sobre situações de intimidação contra jornalistas, como pressões judiciais coordenadas, ameaças ou múltiplos processos. O Sinjor tem 15 dias úteis para responder ao MPF.

Foram solicitadas informações ao TJ/RO sobre dados estatísticos e levantamentos sobre ações de indenização por danos morais, queixas-crime ou pedidos de direito de resposta repetitivos contra profissionais da imprensa e comunicadores no estado, especialmente em casos onde há padrões de uso abusivo da Justiça. Caso não haja registros, o MPF pede que o tribunal esclareça se há mecanismos para identificar padrões de litigância abusiva.

O MPF comunicou ao MPRO que está à disposição para articulação e partilha de informações sobre inquéritos ou procedimentos que envolvam a liberdade de expressão, a segurança de jornalistas e o direito à informação em Rondônia.

“A liberdade de imprensa e de expressão e o direito à informação fazem parte dos direitos básicos na Constituição Federal. Precisamos mapear os problemas e saber se o poder público está preparado para lidar com ameaças a esses direitos”, afirmou o procurador da República Raphael Bevilaqua.

A investigação em Rondônia foi motivada por uma nota técnica da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do MPF, que analisa o fenômeno do assédio judicial contra jornalistas e comunicadores, compreendido como o uso abusivo do sistema de justiça com finalidade de intimidar, silenciar ou restringir a atuação jornalística, especialmente em temas de interesse público. Na nota técnica, a PFDC propõe diretrizes institucionais voltadas à prevenção e ao enfrentamento dessas práticas, para garantir a efetiva proteção das liberdades de expressão e de imprensa e o direito à informação na ordem democrática.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério Público Federal em Rondônia

Presidente do Tribunal de Justiça recebe comissão de aprovados no concurso da magistratura e reafirma novas convocações

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Ricardo Duailibe, recebeu, nesta terça-feira (16/6), em seu gabinete, uma comissão de candidatos aprovados no concurso da magistratura, regido pelo edital de janeiro de 2022. O encontro contou também com a presença do desembargador Flávio Costa , da diretora-geral do TJMA, a juíza Ticiany Gedeon Maciel Palácio, e teve como pauta a ampliação do quadro de magistrados do Judiciário maranhense.

Durante a reunião, o presidente reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento da prestação jurisdicional e informou que pretende convocar o maior número possível de candidatos aprovados até o final deste ano.

Temos trabalhado com responsabilidade e compromisso para fortalecer o Poder Judiciário do Maranhão e ampliar a capacidade de atendimento à população. Nossa intenção é convocar o máximo possível de candidatos aprovados até o final do ano, observando as necessidades do Tribunal e a viabilidade administrativa”, afirmou o presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe.

Para a candidata aprovada Juliana Freitas, que deverá ser a primeira candidata desta nova convocação, o encontro reforçou a sensibilidade da atual gestão em relação às necessidades do Judiciário.

Hoje percebemos a empatia com que o presidente recebe os futuros novos juízes e juízas do Maranhão e seu olhar humanizado para a necessidade de ampliação do Tribunal, sempre buscando uma melhor prestação jurisdicional para o povo maranhense. A confirmação da nova convocação pelo presidente é recebida por mim e por meus colegas com uma inegável emoção, por representar o início da concretização de um sonho. Estamos prontos para contribuir com a expansão e o fortalecimento do Judiciário maranhense”, destacou.

Prefeitura de Codó homologa licitação de mais de R$ 6 milhões para compra de equipamentos de informática

A Prefeitura de Codó homologou o Pregão Eletrônico nº 020/2026, destinado ao registro de preços para futura e eventual aquisição de equipamentos e materiais de informática para a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e demais secretarias municipais. O Termo de Adjudicação e Homologação foi publicado no Diário Oficial do Município na edição desta quarta-feira (17).

De acordo com o Termo de Adjudicação e Homologação publicado no Diário Oficial do Município, duas empresas ficaram com a maior parte dos itens licitados. A empresa JM Saads Neto Ltda. foi declarada vencedora de 72 itens, totalizando R$ 6.500.548,52. Já a empresa Central Serviços e Comércio Ltda. venceu seis itens, somando R$ 100.007,15.

Entre os equipamentos previstos na ata estão computadores, notebooks, tablets, monitores, scanners, servidores de rede, projetores multimídia, nobreaks, roteadores, cabos, dispositivos de armazenamento e acessórios diversos para informática.

A licitação também prevê a aquisição de drones e acessórios, incluindo baterias e bolsas de transporte, além de centenas de computadores, notebooks, monitores e tablets destinados às unidades administrativas do município.

Um dos aspectos que chama atenção no processo é a previsão de aquisição de computadores descritos com processadores Intel Core i3, i5 e i7 de 6ª geração. As especificações serão objeto de acompanhamento quanto à adequação dos equipamentos às necessidades da administração pública e à compatibilidade com os padrões tecnológicos atualmente disponíveis no mercado.

O certame tem como finalidade formar registro de preços, mecanismo que permite futuras contratações conforme a necessidade da administração municipal durante a vigência da ata.