Após ter registro de candidatura indeferido por não está quite com a Justiça Eleitoral, Paulo Silva declara apoio a vereador denunciado por injúria homofóbica

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer pelo indeferimento do registro de candidatura de PAULO SILVA (Domingos Paulo Guimarães Brandão) ao cargo de vereador do município de Codó para as eleições de 2024.

Em relatório preliminar, o Cartório Eleitoral informou que o candidato não está quite com a Justiça Eleitoral. O sistema apontou irregularidade na prestação de contas do candidato, o qual intimado protocolou pedido liminar de regularização de inscrição eleitoral.

A falta da quitação eleitoral configura uma irregularidade insanável. Ante o exposto, manifesta-se o Ministério Público Eleitoral pelo INDEFERIMENTO do pedido de registro de candidatura sob apreciação” escreveu o promotor Weskley Pereira de Morais em parecer.

O juiz eleitoral Iran Kurban Filho, seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral, decidindo pelo indeferimento do registro de candidatura do apresentador de programa esportivo.

O magistrado ressaltou que de início, deveria o candidato Paulo Silva ajuizar ação específica na classe Regularização de Omissão de Prestação de Contas Eleitorais, via sistema SPCE, a fim de regularizar sua situação eleitoral e não peticionar em processo de Registro de Candidatura.

Ademais, a demora na regularização da situação do candidato se deu em razão da própria inércia do candidato, não podendo este alegar a própria torpeza para alcançar condições de elegibilidade a fim de se candidatar”, afirmou o juiz em sua decisão.

Diante do indeferimento de sua candidatura ao cargo de vereador, Paulo Silva declarou apoio ao vereador comunista acusado de injúria homofóbica, Leonel Filho.

Paulo Silva teve registro de candidatura indeferido em 2016 por ausência de requisito de registro. Foi candidato em 2020 pela REDE e nesta eleição não conseguiu ter seu registro de candidatura deferido por não está quite com a Justiça Eleitoral.

Ex-vereadores estão querendo retornar à Câmara Municipal de Codó

De acordo com levantamento feito pelo Blog do Leonardo Alves, dos 258 candidatos registrados para a disputa eleitoral nas eleições municipais 2024, 08 (oito) ex-vereadores estão querendo retornar às cadeiras da Câmara Municipal de Codó.

Além dos ex-vereadores que foram titulares de mandatos, não poderíamos deixar de mencionar os suplentes que legislaram em poucos meses como Arlindo Salazar e Ana Célia Duailibe.

Entre os que foram titulares de mandatos que querem retornar à Câmara estão Saruê, Milson da Gabriela, Pedro Santos, Júnior Oliveira, Chaguinha da Câmara e Valdeck Frota.

Saruê foi candidato a vereador em 2008 sendo eleito pelo PDT e comandou a presidência da Casa de Leis. Em 2016 disputou novamente pelo PDT ficando na suplência e em 2020 disputou pelo SOLIDARIEDADE ficando na suplência.

Milson da Gabriela foi à Câmara na legislatura 2017-2020 pelo PP. Em 2020 ele disputou pelo CIDADANIA não obtendo êxito, ficando na suplência. Nestas eleições ele concorre pelo PSB.

Júnior Oliveira foi candidato em 2012 pelo PSDB não sendo eleito e em 2016 foi candidato pelo PRB sendo eleito vereador. Nas eleições municipais 2024 ele está concorrendo pelo PODEMOS.

Pedro Santos foi eleito em 2016 para a legislatura 2017-2020 pelo Partido Progressistas. Nesta eleição ele concorre pelo REPUBLICANOS.

Pela 4ª vez, Francisco das Chagas Salazar de Sousa, conhecido politicamente e popularmente como Chaguinha da Câmara,  concorre ao cargo de vereador. Ele foi eleito em 2012 pelo PDT, em 2016 foi eleito novamente pelo PCdoB e em 2020 ficou na suplência na legenda comunista. Nesta eleição ele está concorrendo pelo partido Solidariedade.

Valdek Frota concorre pela 5ª vez ao cargo de vereador. Em 2004 disputou pelo PTB ficando na suplência. Em 2008 concorreu pelo PTB não sendo eleito. Em 2016 foi eleito pelo PTC. Em 2020 ficou na suplência pelo PP, assumindo ao cargo de vereador na legislatura 2021-2024 por alguns meses com a licença do vereador titular André Jansen para assumir a Secretaria de Governo da administração do prefeito Zé Francisco.

Vereador por poucos meses com a licença de Chaguinha da Câmara para assumir a Secretaria de Esporte de Esporte no governo Nagib, Arlindo Salazar almeja retornar à uma cadeira da Câmara na condição de titular pelo PL. Ele já revelou ao Blog do Leonardo Alves que caso não seja eleito nesta eleição, não disputará mais cargo eletivo de vereador.

Ana Célia Duailibe foi candidata a vereadora pelo PDT em 2020 ficando na suplência e assumiu cadeira legislativa em razão do pedido de afastamento do Delegado Rômulo para concorrer ao cargo de deputado federal nas últimas eleições. Ela concorre cadeira da Câmara Municipal pelo PSDB nestas eleições.

Ônibus com adesivos de Chiquinho FC é flagrado pela Polícia Federal em Peritoró

Um ônibus com adesivos de campanha do candidato a prefeito Chiquinho FC (PT) foi interceptado no posto da Polícia Rodoviária Federal em Peritoró (MA).

O veículo, que estava transportando dezenas de pessoas para um evento político de Chiquinho FC em Codó, foi alvo de averiguação pelos policiais.

Uma fonte da PRF informou que vários outros ônibus também foram flagrados na mesma rota, com destino a Codó, onde o evento ocorreu na noite deste sábado (7).

 

Juiz eleitoral manda intimar CHAGUINHA DA CÂMARA para corrigir erro em registro de candidatura

O Ministério Público Eleitoral constatou que o nome escolhido pelo Chaguinha para constar na urna eletrônica é “Chaguinha da Câmara”, o qual faz referência a um órgão público, a Câmara, o que contraria expressamente o disposto no artigo 25, § 1º, da Resolução nº 23.609/2019, que proíbe o uso de siglas ou expressões pertencentes a qualquer órgão da administração pública direta ou indireta, federal, estadual, distrital ou municipal, no nome a ser utilizado na urna eletrônica. Tal restrição visa evitar a associação indevida de candidatos a órgãos públicos, protegendo a lisura do processo eleitoral e a igualdade de condições entre os candidatos.

Diante disso, o promotor de justiça eleitoral, Weskley Pereira de Morais, requereu a intimação de Chaguinha, para que promova a devida adequação do nome escolhido para a urna eletrônica, excluindo qualquer menção a órgão público, em conformidade com o artigo 25 da Resolução supracitada..

O juiz eleitoral emitiu decisão seguindo a manifestação do Ministério Público Eleitoral, determinando a intimação do requerente para que promova a devida adequação do nome escolhido para a urna eletrônica, no prazo de 3 (três) dias.