Blog do Leonardo Alves - Compromissão com o Leitor!

CARTA DE UM ALUNO DA UEMA DE CODÓ QUE ESTÁ REVOLTADO COM A FORMA COMO ESTÁ SENDO TRATADO PELA DIRETORA

 

  Sou aluno do curso de Administração e gostaria de expor o que estamos enfrentando no momento. Quando prestamos o vestibular optamos pelo turno NOTURNO, pois a maioria dos alunos são trabalhadores, assim como as aulas sempre foram de segunda a sexta das 18:20 às 22:10, 5 aulas por dia. Pois bem, esse ano ao fazermos a matricula para o novo semestre nos deparamos com 4 aulas por dia, de 18:30 às 21:50, de segunda a sábado, sem intervalo entre as aulas, ou seja, os alunos ficam sem um momento para sequer lanchar, o que para muitos é o horário de jantar, pois vem diretor dos trabalhos para as aulas, como é o meu caso, sem contar a extrema improdutividade para os professores que não tem um momento para descansar a voz, e para os alunos que ficam a noite toda com fome e cansaço mental. Ainda pior é o caso de 2 das 4 turmas, que tem aulas das 15:00 às 21:50 aos sábados.

A questão é que, segundo a nova diretora do Centro, Fátima Salgado, essa decisão já veio da UEMA geral de São Luís para todos os centros, não sabendo-se o motivo da mudança. Sabemos que a realidade de São Luís é muito discrepante da de Codó, e acreditamos que a nova diretora possa intervir junto ao reitor sobre a volta dos horários anteriores, que não afetará o andamento da carga horária das disciplinas. Já fizemos abaixo assinado, registrado em cartório com a assinatura de todos os alunos do centro, mas não tivemos um bom retorno da direção em relação a ele, pelo contrário, fomos tratados com desdém.

A maioria dos alunos não pode assistir aulas aos sábados, uns porque trabalham nesse horário, outros porque já tinham começado cursos de especialização ou profissionalizantes, e outros porque moram em Timbiras e Coroatá e pagam carros mensalmente para trazê-los, mas não há carros nos dias de sábado, e alguns estão arriscando vir de moto para não pegarem falta. Mas a maioria está ficando com faltas aos sábados por impossibilidade de ir.

Já tentamos resolver essa situação diplomaticamente junto à diretora, mas segundo suas próprias palavras ” seu cargo é de confiança” e ela não tem autoridade para mudar os horários, mas entendemos que a mesma, conhecedora da nossa realidade e dificuldades para acompanhar esses horários pelos motivos expostos acima, tem autonomia para intervir por nós junto ao Reitor.

Não sabemos mais o que fazer, estamos correndo risco de reprovar o semestre por faltas, além da quantidade de conteúdos que estamos perdendo desde o dia 06/03, data de início das aulas.

Peço, em nome dos alunos da UEMA de Codó, que você divulgue essa situação em seu blog, para que talvez, por aqui, possamos conseguir essas mudanças. Deixamos bem claro que desde o começo estamos tentando resolver isso com diplomacia, mas agora não vemos outra alternativa senão irmos à mídia.

Agradeço sua atenção.

Blog do Leandro de Sá

Categoria: Educação