
Um dos temas mais comentados da política codoense nos últimos dias é a repercussão do processo de cassação do ex-prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco, e a possível inelegibilidade do político, que integra a base do governador Carlos Brandão no município.
Mesmo tendo tido o mandato cassado pela Câmara Municipal de Codó em dezembro de 2024, por supostos atos de improbidade administrativa e prática de nepotismo, o ex-prefeito segue, até o momento, elegível e poderá disputar as eleições municipais de 2026.
O ex-presidente da Câmara Municipal de Codó, vereador Antônio Luz, no uso de suas atribuições legais, comunicou oficialmente à Justiça Eleitoral em 2024 a existência de dois processos político-administrativos que culminou na cassação de Zé Francisco. O procedimento foi instaurado a partir de denúncias apresentadas por ex-candidatos a vereador ligados à família do ex-prefeito Biné Figueiredo — entre eles Chicó do Codó Novo e Tetê Delgado.
O ponto que mais chama a atenção, no entanto, é o reposicionamento político de Antônio Luz. Ex-aliado de Zé Francisco, o vereador hoje integra a base de Orleans Brandão no município. O Blog do Leonardo Alves não tem informações se Orleans, sobrinho do governador, tentou intervir junto ao vereador para impedir a cassação do ex-prefeito, que representa o governador Carlos Brandão em Codó.
Zé Francisco é reconhecido por sua lealdade ao governador e por representar um dos principais nomes do grupo governista na região. Sua cassação e a atuação de membros da própria base em Codó expõem uma clara cisão dentro do grupo político estadual no município.
Enquanto o processo ainda não resultou em inelegibilidade formal, sua tramitação na Justiça Eleitoral tende a intensificar o debate político local nos próximos meses — especialmente em um cenário pré-eleitoral onde alianças e rupturas terão impacto direto nas disputas municipais de 2026.


Maria nilde da silva santos says:
Em nome do senhor jesus dr Zé Francisco vai ser nosso futuro deputado Estadual.