
O prefeito de Codó, Chiquinho Oliveira (PT), ingressou com uma ação judicial contra o ex-assessor de comunicação do governo Zé Francisco, Ayala Mota, por calúnia e difamação.
A queixa-crime foi apresentada no Juizado Especial Cível e Criminal de Codó após Ayala Mota publicar, em blogs e no Instagram, três comentários insinuando que o prefeito estaria desviando dinheiro público. Segundo a petição as postagens continham as seguintes expressões:
• “Enquanto isso, a mochila do velhote está a cada dia mais cheia de dinheiro público” — em resposta ao comentário de uma seguidora que dizia: “Ladrão tem é medo de justiça.”
• “Enquanto isso, a mochila cada vez mais cheia de dinheiro público.”
• “A mochila cada dia mais cheia de dinheiro público.”
O advogado Wellyson Silveira, com autorização do gestor municipal, protocolou a queixa-crime em 29 de março de 2025. O processo já está concluso para despacho da juíza Flávia Pereira da Silva Barçante, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Codó.
Ayala Mota deverá ser notificado para tomar ciência do processo e contará com a atuação de um defensor dativo, responsável por apresentar sua defesa.
Na petição, o prefeito afirmou ter 73 anos de idade e solicitou que o processo tramite com prioridade, com base no Estatuto do Idoso, justamente por se enquadrar na condição de pessoa idosa.