O diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó, Dr. Pedro Neres, divulgou nesta quarta-feira (18), uma nota pública manifestando indignação e repúdio diante da circulação de documentos fraudulentos que utilizam indevidamente o nome e a logomarca da unidade de saúde da rede estadual.
Na nota, o diretor afirma que sempre defendeu de forma intransigente a liberdade de expressão e o direito à crítica, mas ressalta que é necessário separar o debate político de práticas criminosas.
O gestor da UPA destaca ainda que o material que vem sendo compartilhado por grupos ligados à atual gestão do prefeito municipal é totalmente falso, classificando o conteúdo como uma falsificação grosseira, repleta de erros de digitação e falhas de formatação.
Outro ponto considerado ainda mais grave é que, conforme análise técnica mencionada na nota, o documento teria sido gerado por meio de inteligência artificial, o que, segundo o diretor, caracteriza crime de fake news. Ele classificou o uso da tecnologia como uma ferramenta utilizada de forma covarde para forjar fatos e enganar a população.
Por fim, o diretor informou que a assessoria jurídica já foi acionada, que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas e que o caso será levado às autoridades policiais e judiciárias, a fim de que os responsáveis sejam devidamente identificados e responsabilizados.
Confira a nota na íntegra:


