Promotor de Justiça desarquiva denúncia contra Câmara de Vereadores após derrubada de veto do prefeito sobre mudança do nome do Campo de Tiro de Guerra

O promotor de Justiça, Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira, da 1ª Promotoria de Justiça de Codó, desarquivou denúncia de médico Pedro Neres contra a Câmara Municipal de Vereadores após derrubada de veto sobre mudança do nome do Campo do Tiro de Guerra para “Campo da Pegada”. São investigados na denúncia o prefeito Chiquinho Oliveira, o presidente da Câmara, Roberto Cobel, e o vereador Raimundo Leonel.

O prefeito Chiquinho Oliveira decidiu vetar o projeto de lei de autoria do vereador líder do governo na Câmara, Raimundo Leonel, que alterou o nome do tradicional Campo do Tiro de Guerra para “Campo da Pegada” após críticas do Blog do Leonardo Alves e de denúncia de Pedro Neres ao Ministério Público. A proposta de mudança do nome do campo gerou grande repercussão negativa contra o prefeito e o vereador autor da proposta.

O caso foi denunciado sob alegação de que o Projeto de Lei nº 19/2025 configura ato de improbidade administrativa dolosa, ao denominar o Campo do Tiro de Guerra para “Campo da Pegada”, expressão utilizada como slogan político do atual prefeito.

Na última terça-feira (11), os vereadores decidiram derrubar o veto do prefeito, e o Campo do Tiro de Guerra voltou a ser denominado “Campo da Pegada”. A votação do veto foi desempatada por questão regimental pelo presidente da Câmara, Roberto Cobel.

O vereador Raimundo Leonel comemorou a derrubada do veto ao projeto de sua autoria comendo pipoca durante evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação. A cena foi divulgada em vídeo nas redes sociais do parlamentar. O gesto de Leonel foi considerado um deboche à oposição que criticou duramente sua proposição que tem como objetivo agradar forçadamente o prefeito e consolidar sua aproximação com o Poder Executivo.

Em consulta ao Sistema de Informações do Ministério Público, o Blog do Leonardo Alves encontrou parte da decisão que desarquivou a denúncia.

CHAMO O FEITO Á ORDEM. Após a prolação da decisão de arquivamento, este membro oficiante verificou em redes sociais que a Câmara de Vereadores derrubou o veto do Chefe do Poder Executivo”, diz trecho do despacho de providências do promotor.

A expressão “chamo feito à ordem” é um ato para corrigir irregularidades em denúncias e processos, possuindo previsão no artigo 139, IX do Código de Processo Civil.

Com a reabertura da denúncia, os vereadores governistas que votaram pela derrubada do veto estão prestes a enfrentar consequências legais. O Ministério Público Estadual por meio do promotor responsável pelo caso vai investigar possíveis irregularidades na derrubada do veto orquestrada pelo vereador Raimundo Leonel, motivada por interesses políticos.

One thought on “Promotor de Justiça desarquiva denúncia contra Câmara de Vereadores após derrubada de veto do prefeito sobre mudança do nome do Campo de Tiro de Guerra

  • Um veta outro derruba o veto…..eu conto ou você conta. Quem é meinino aqui???

Comments are closed.