
O município de Codó representado pelo prefeito Municipal, Dr. Zé Francisco, recebeu no dia 19 de novembro de 2024 o certificado e troféu do Selo UNICEF – Edição 2021/2024 por avanço na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A cerimônia de certificação aconteceu no Teatro Artur Azevedo, em São Luís.
O gestor esteve acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Irene Neres e do Articulador Municipal do Selo UNICEF e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leonardo Alves.
A certificação internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
O município reconquistou o Selo UNICEF – Edição 2021-2024, voltando a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente por seus avanços em favor da infância e da adolescência. Quando o município conquista o Selo os maiores beneficiados são as crianças e adolescentes. O Selo UNICEF foi perdido não gestão do ex-prefeito Francisco Nagib e reconquistado na gestão do prefeito Dr. Zé Francisco
“Agradeço a confiança depositada na minha pessoa para conduzir a Articulação Municipal do Selo UNICEF em Codó. Nossa articulação foi feita com muita responsabilidade e competência. Para alcançarmos essa certificação internacional trabalhamos com muita dedicação e responsabilidade cumprindo todas as metas estabelecidas pelo UNICEF, visando o fortalecimento das políticas públicas municipais e garantia dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou o articulado do Selo, Leonardo Alves.
Para concorrer a premiação do Selo UNICEF, Codó assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade e, com ações estratégicas, no prazo de quatro anos (2021 a 2024). No fim desse período, a UNICEF, avaliou os indicadores de impacto social, eixo de participação cidadã e gestão por resultados sistêmicos do município.