Ministério Público recebe Movimento Meninas Ocupam

Na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, o Ministério Público do Maranhão recebeu, na Procuradoria-Geral de Justiça, a menina Emanuelly, 14 anos, que ocupou simbolicamente, durante todo o dia, o cargo de procuradora-geral de justiça. A atividade faz parte do movimento Meninas Ocupam, promovido pela Plan International Brasil em alusão ao Dia Internacional das Meninas e ao Dia Estadual da Menina Maranhense, comemorado no dia 11 de outubro.

O objetivo do movimento Meninas Ocupam é promover a igualdade de gênero. A estudante Emanuelly é participante de projetos sociais da Plan e moradora da Zona Rural de São Luís.

Na ocasião, ela foi recebida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e foi acompanhada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), Gleudson Malheiros. Também participaram do encontro os promotores de justiça Lúcia Cristiana Chaves (chefe da Assessoria Especial) e Paulo Roberto Barbosa Ramos.

Ao se manifestar, Emanuelly explicou a sua preocupação com o futuro das meninas do Brasil e pediu que o MP continue lutando para assegurar os direitos delas.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou a importância de as mulheres ocuparem cargos de poder e chefia nas instituições e lembrou que o Ministério Público do Maranhão teve uma mulher como procuradora-geral de Justiça, Elymar Figueiredo, logo após a Constituição de 1988.

O coordenador do CAO-IJ, Gleudson Malheiros, comentou sobre a relevância da campanha e a necessidade de se promover a igualdade de gênero. Uma pesquisa recente apontou que, no ritmo atual, serão necessários 131 anos para a paridade total.

Redação: CCOM-MPMA