O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) deu uma resposta clara aos ataques políticos feitos contra o ex-prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco: Representação por suposto esquema fraudulento apresentada por vereadores foi considerada improcedente e arquivada.
A denúncia protocolada pelos vereadores Evimar Jean Costa Barbosa, Raimundo Leonel Magalhães Araújo Filho, Raimundo Carlos da Silva e Rodrigo de Lellis Salem Figueiredo, acusava a gestão do ex-prefeito de fraude em contratos com as empresas Atlântica Refrigeração e Elétrica e Joel Refrigeração, durante o exercício de 2023.
Após análise detalhada, o relator Osmário Freire Guimarães concluiu que não havia provas que sustentassem a acusação. O parecer do Ministério Público de Contas seguiu a mesma linha e o Pleno do TCE/MA decidiu, por unanimidade, rejeitar a denúncia.
Na prática, os vereadores não só falharam em comprovar qualquer irregularidade, como ainda expuseram uma tentativa de criar um factoide político sem consistência. O resultado foi um verdadeiro constrangimento público, uma vez que a denúncia ganhou espaço, mas terminou desmoralizada pela Justiça de Contas.