SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão, por meio do departamento de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, foi finalista na categoria Educação Superior, da etapa estadual do 1º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE), sendo premiada em segundo lugar pelas iniciativas de educação empreendedora desenvolvidas no Centro de Empreendedorismo da UFMA – CEU.
A entrega da premiação ocorreu nessa terça-feira, 11, durante o III Fórum de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
O projeto submetido e que rendeu a premiação foi o Empreende+. “Esse projeto, iniciado em julho de 2017, contempla três linhas principais: (a) inspiração; (b) capacitação e (c) incubação. A linha de inspiração visa despertar a atenção dos estudantes de dentro e fora da instituição para o empreendedorismo e suas vertentes. Esse contato visa promover uma aproximação dos estudantes com a temática. Foram realizados, nesse período, mais de 20 meetups, palestras e eventos (como a Semana de Empreendedorismo) abordando diversos temas, como o empreendedorismo estudantil, o empreendedorismo feminino, empreendedorismo social, apresentação de grandes desafios a serem resolvidos por empreendedores, entre outros”, detalhou o diretor do departamento de Empreendedorismo e Inovação, Rafael Fernandes Lopes, que estava representando a reitora Nair Portela.
Esses meetups, segundo Rafael, já atenderam mais de mil pessoas de dentro e fora da instituição, contemplando alunos, profissionais e empreendedores. Ele explicou que a ideia é capacitar os estudantes, por meio do compartilhamento de conhecimentos e ferramentas da gestão empresarial, realizando minicursos, workshops, oficinas, mentorias e competições.
“Dentro desse contexto, nós já organizamos competições universitárias, como o SEBRAE Experience, além de outros formatos, estimulando nos alunos o desenvolvimento das Características do Comportamento Empreendedor. Já a linha de incubação visa apoiar o nascimento de novos negócios criados por estudantes, profissionais e empreendedores internos e externos da Universidade. Para isso, a UFMA realiza a cessão de uso de espaços para esses negócios nascentes, faz o acompanhamento e realiza mentorias com profissionais e empreendedores de dentro e fora da UFMA. No ano de 2017, atendemos um quantitativo de seis empresas, e a turma de 2018 contou com mais de vinte projetos. Durante o programa, os participantes são incentivados a desenvolver características do comportamento empreendedor no que tange à geração de novas empresas e startups“, pontuou.
Segundo a representante do Sebrae, Raíssa Amaral, o objetivo do prêmio é reconhecer as boas práticas realizadas no âmbito da educação empreendedora, além de registrar e incentivar outros profissionais da educação a difundir a educação empreendedora.
Atualmente, o DEMI desenvolve diversas ações de fomento ao empreendedorismo como o projeto de extensão Empreende+, projeto de difusão da cultura empreendedora na UFMA, o Programa de Incubação de Negócios – NINHO, que atua na aceleração de startups e negócios de impacto social; o fortalecimento do Movimento Empresa Júnior – MEJ, na UFMA; o desenvolvimento de produtos tecnológicos por meio do PIBITI e a Semana de Empreendedorismo da UFMA – SEMPRE.
A premiação, para Rafael, é o reflexo da atuação da Universidade no campo da educação empreendedora, ou seja, é um reconhecimento às instituições e aos profissionais que se empenham para difundir uma cultura empreendedora, contribuindo para a transformação social e profissional de estudantes. “Essa premiação é fruto do esforço do DEMI-Proexce, por meio de seus colaboradores e voluntários, que se empenham para criar um cenário positivo de transformação de pessoas, dando o seu melhor para a geração de novos negócios. Estamos muito felizes com o prêmio, pois é um reconhecimento pelo impacto das nossas ações na sociedade. Agradeço à administração superior da Universidade e a todos os alunos (intitulados de ‘anjos’) e servidores o impacto que estão gerando na Universidade”, concluiu.
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