Blog do Leonardo Alves - Compromisso com o Leitor!

Realizado na zona rural de Codó o II Festival da Melancia e do Milho

No último fim de semana foi realizado no povoado Bacabinha, Zona Rural de Codó, o 2º Festival da Melancia e do Milho. O evento, que chega a sua segunda edição, é promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca do Município, e contou com a presença, do Prefeito de Codó, Francisco Nagib, secretários municipais, vereadores, palestrantes do IFMA Campus-Codó, além dos produtores e rurais do povoado Bacabinha e localidades vizinhas.

“Estamos realizando nossa segunda edição do festival com muito otimismo e satisfação pelo trabalho desenvolvido. O resultado é um exemplo de trabalho de todos os produtores da região e no empenho da nossa administração, na pessoa do Prefeito Nagib, em desenvolver a agricultura familiar e gerar emprego e renda no campo. A Bacabinha é nosso maior pólo produtor e o festival é uma forma de celebrar tudo isso. O uso da tecnologia e capacitação aqui nesta região está bem adiantado e queremos levar isso a outras localidades”, explicou o secretário de agricultura Araújo Neto.

O secretário ainda falou que a pretensão e o objetivo da localidade Bacabinha e região é se tornar um pólo fornecedor desses gêneros alimentícios, produzir com cada vez mais qualidade, se tornar mais forte e poder entrar nos mercados mais competitivos para o fornecimento alimentos, como as grandes redes atacadistas. “Iremos buscar o padrão de qualidade exigido para disputarmos mercado com outras regiões produtoras em todo país”, completou.

O evento, que se iniciou com um curso de doces e salgados na quinta-feira, mas teve sua abertura oficial no sábado, teve uma vasta programação, com palestras, visitas de campo e o momento de degustação, onde os participantes puderam saborear os produtos derivados dos gêneros alimentícios em destaque. “Recebemos todo apoio da Prefeitura Municipal de Codó, do Sindicato dos Produtores Rurais para ofertarmos o curso do SENAR aqui para a comunidade, que irá capacitar as mulheres na fabricação de doces e salgados para a comercialização e geração de mais renda”, explicou o Presidente do SEBRAE SENAR, Raimundo Coelho.

No Domingo, segundo dia do evento, o público ainda pôde participar de mais momentos de degustação dos produtos da região, da escolha da Rainha do Milho e da Melancia, de uma criativa gincana cultura e do animado concurso de Forro. “É com grande alegria que participamos do segundo festival do milho e melancia aqui da Bacabinha, uma das regiões mais produtivas do município. São mais três centenas de famílias beneficiadas com a mecanização das áreas de plantio, assistência técnica, distribuição de sementes e capacitação dos produtores, o que refletiu no crescimento expressivo da safra de 2019, a produção anual de mais de quatrocentas toneladas de milho e seiscentas toneladas de melancia, uma produção que vai para os programas de alimentação do município, como PNAE e PAA, para merenda escolar, e ainda vai para feirinha de Codó e para o comercio local, gerando emprego e mais renda aos nossos produtores”, concluiu o Prefeito Nagib

Ascom – PMC

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

error: Content is protected !!